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dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorStelmastchuk, Anne Heloíse Coltropt_BR
dc.contributor.otherRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-24T17:30:29Z
dc.date.available2021-11-24T17:30:29Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/21186
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/08/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre as respostas dos estudantes do Ciclo II de escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba em atividades que contemplam o conteúdo de Probabilidade. Buscou-se verificar que significados os estudantes deste nível de ensino atribuem às probabilidades quando questionados sobre seu uso em problemas escolares. Os dados coletados foram analisados à luz do Modelo Teórico dos Campos Semânticos, proposto por Romulo Campos Lins. Trata-se de um modelo que estuda os modos de produção de significados para textos, buscando observar aquilo que o estudante efetivamente diz sobre um objeto em uma tarefa proposta. A partir dos dados coletados, e com base neste referencial, propõese uma categorização para os significados atribuídos pelos estudantes ao conteúdo das atividades que lhes foram apresentadas. Esta investigação mostra como o conceito de Probabilidade é compreendido pelos estudantes em uma situação específica e permite refletir sobre algumas possibilidades didáticas para o desenvolvimento deste conteúdo nas séries iniciais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work analyses the student's answers in Cycle II of the Curitiba's Municipal Education Network in activities that includes the content of Probability. We tried to check the meanings that students at this level of education give when asked about the use of Probability in school problems. The data were analyzed based on the Theoretical Model of Semantic Fields, proposed by Romulo Campos Lins. This is a model that studies the ways of meanings are build in texts, observing what students says about an object in a task proposal. From the data collected, and based on this reference, we propose a categorization for the meanings attributed by students to the content of the activities that they were submitted. This research shows how the concept of Probability is understood by students in a specific situation and reflects some possibilities for the development of this teaching content in the initial series.pt_BR
dc.format.extent109 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectMatemática (Primeiro grau)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProbabilidade : significados atribuídos por alunos do Ciclo II do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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