Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior
Resumo
Resumo: O presente estudo investiga as concepções de estudantes do ensino superior sobre a inserção dos Projetos de Aprendizagem (PAs) na sua formação. Participaram quarenta acadêmicos da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, dos cursos de Gestão Ambiental, Fisioterapia, Gestão e Empreendedorismo e Serviço Social. O aprofundamento teórico envolveu o desenvolvimento cognitivo de adolescentes e adultos, na perspectiva de autores como Jean Piaget e Vygotsky, bem como os fundamentos históricos dos Projetos de Aprendizagem nas proposições teóricas de John Dewey e William Heard Kilpatrick. Como procedimentos de coleta e análise dos dados foram utilizados as técnicas de observação livre, aplicação de questionários e análise de conteúdo. Após análise qualitativa dos dados, observa-se que os alunos: a) visualizaram a importância da articulação entre teoria e prática desencadeada pelos Projetos; b) conceberam os PAs como facilitadores da sua formação pela inserção na prática desde o início do curso; c) compreenderam melhor a teoria por vincular-se com conhecimentos concretos e significativos para os mesmos; d) assinalaram contribuições dos Projetos ao despertar interesses por aspectos da realidade social, além de ampliar a formação para outros aspectos da vida; e) observaram mudanças na sua forma de estudar relacionadas à maior autonomia e liberdade de escolha; f) reconhecem que a autonomia aliada à liberdade de escolha do tema gera a disciplina necessária para os estudos; g) perceberam a contribuição dos PAs na vivência de práticas que auxiliam a determinação da área futura de atuação profissional; h) ressaltaram aspectos positivos na relação com o seu mediador; i) salientaram, contudo, algumas dificuldades referentes a autonomia necessária à realização dos PAs. Além disso, descreveram problemas relacionados à mediação dos Projetos quando os docentes envolvidos não pertencem à área de conhecimento específica do mesmo, bem como, seu tempo de duração. Como conclusão foram propostas algumas ações necessárias ao fortalecimento dos Projetos de Aprendizagem, como ação pedagógica privilegiada à construção do conhecimento e consecução da autonomia discente, na sua formação profissional, frente aos desafios sociais da atualidade. Abstract: This study has investigated the conceptions of some graduation students about the insertion of the Learning Projects (PAs) in their formation. Forty students from the courses of Environment Management, Physiotherapy, Enterprising & Management and Social Service have participated. The theoretical study has involved cognitive development of adolescents and adults under the perspective of authors as Piaget and Vygotsky, as well as the historical bases of Learning Projects of the theoretical studies of John Dewey and William Heard Kilpatrick. Free observation, aplication of a questionnaire and content analysis were the techniques used for data collecting. The quantitative analysis of the collected data has shown that the students could: a) visualize the importance of the connection between theory and practice unleashed by the Projects; b) conceive PAs as a facilitator to their formation by inserting practice since the beginning of the course; c) understand theory better by bonding themselves with real and significative knowledge; d) observe contributions of the Projects in revealing an interest for aspects of social reality, besides of extending their formation to other aspects of life; e) Observe changes in their way of studying related to more autonomy and freedom to choose; f) recognize that autonomy and freedom to choose their subject were important to the discipline of studying; g) Perceive the contribution of the PAs to the pratice that will help them to choose their profession in the future; h) See clearly the positive aspects of the relationship with their mediator; i) Observe, however, some difficulties related to the necessary autonomy to run the PAs. Besides, describe the problems related to Projects mediation when the mediators were from another knowledge area, as well as the mediation period. Some actions were considered to fortify the Learning Projects (PAs), as a pedagogical action to knowledge and autonomy of the students achievement, in their professional formation before the social challenge.
Collections
- Teses & Dissertações [10349]