Gerenciamento do projeto na ótica do gerenciamento da comunicação : manual para escritórios de arquitetura
Resumo
Resumo: Esta dissertação trata do gerenciamento da comunicação no desenvolvimento dos projetos em escritórios de arquitetura. O gerenciamento do projeto surgiu na década de 50 e sua disseminação foi sempre crescente perante as empresas, visto o impacto positivo que pode trazer em relação à redução de prazos, ao aumento da qualidade, ao aumento de lucratividade, entre outros benefícios que foram explanados neste trabalho. Para tanto, o objetivo principal desta pesquisa, foi propor um manual de diretrizes a fim de auxiliar os escritórios de arquitetura a efetuarem o gerenciamento da comunicação no desenvolvimento de seus projetos. A base teórica desta pesquisa apresenta temas relacionados com a comunicação, o gerenciamento de projetos, os instrumentos da comunicação do projeto e as ferramentas de tecnologia de informação. O método de pesquisa adotado foi o de estudo de casos múltiplos, através de três estudos em escritórios de arquitetura na cidade de Curitiba-PR/ Brasil. Na preparação dos estudos foi elaborado um protocolo de pesquisa com questões para a coleta de dados nos escritórios. A condução dos estudos de caso foi de ordem exploratória; através de documentos, entrevistas e observação direta nos escritórios. As etapas para a entrevista foram através dos dados da empresa (estrutura organizacional, atividades e serviços); dos dados do gerenciamento da comunicação (instrumentos da comunicação e gerenciamento das pessoas envolvidas no projeto); dos dados da tecnologia da informação (ferramentas e sistemas utilizados); dos dados do processo de projeto design (etapas do produto), dos dados dos instrumentos da comunicação do projeto e dos dados do processo de projeto (design). Após a validação foi realizada uma análise cruzada destas informações. Nesta análise ficou evidente a maturidade de nível inicial do gerenciamento de projetos nos três estudos de caso. O produto final desta pesquisa foi a criação de um manual, composto por diretrizes do gerenciamento da comunicação, através de instrumentos e ações para o desenvolvimento dos projetos nos escritórios de arquitetura. Abstract: This Master Thesis entails the issue of communication management in the development of projects in architecture offices. Project management dates from the 1950s and its dissemination and adherence by company has thenceforth become widespread given the positive impact it often has vis-á-vis the reduction of deadlines, higher quality and lucrativeness, among other benefits that are discussed in this work. The primary objective was to propose a set of handbook in order to assist offices with communication management throughout the development of their projects. The theoretical basis of this work entails the underlying themes behind project communication and project management, besides the project communications tools and information technology tools that play an active part incommunication in those architecture offices. The research methodology adopted was a multiple-case study of three offices in the city of Curitiba, Paraná — Brazil. In the preparation stage, an interview protocol was elaborated with questions that would make data collection possible in those offices. The case studies conducted aimed at probing into their daily activities through the survey of documents, interviews and direct observation within office premises. The different stages of the interview covered: company data (organizational structure, activities and services); communication management data (such as communication tools and the management of the persons involved with each project); information technology data, (tools and system in use); data from the project design process (various stages); datafrom the project communication tools and, data the project design process. Alter the validation was performed a cross-analysis of these data. This analysis it is clear the initial maturity level of project management in the three case studies. The outcome of this research was the creation of handbook, comprising the guidelines of the communications management, tools and actions aiming at project development in architecture offices.
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- Teses & Dissertações [10544]