Amanhã é dia de brinquedo! : a fala de educadoras da criança muito pequena sobre o brinquedo na rotina dos CMEI's de Curitiba
Abstract
Resumo : A presente pesquisa buscou investigar a compreensão de educadoras de Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (CMEI’s) sobre o brinquedo na rotina pedagógica dos mesmos. Os subsídios teóricos foram os estudos de Brougère (2004, 2004b), Uemura (1988,1999) e Wajskop,(1996, 2005) sobre o uso do brinquedo na escola e de Barbosa (2006) e Batista (1998) sobre a organização da rotina na Educação Infantil. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação, a entrevista e a fotografia como suporte da narrativa de análise dos dados. A fala das educadoras mostrou que entendem o brinquedo como objeto da cultura escolar, objeto indispensável para a escola da criança pequena, como também há um conhecimento a respeito dos diferentes tipos de brinquedo e suas funções, mas demonstram dificuldades em relatar em que momentos da rotina pedagógica cada brinquedo é inserido. Assim, concluo que as educadoras compreendem o brinquedo como um material didático para a Educação Infantil, conforme o conceito proposto por Uemura (1989) e reconhecem para que servem (sua função), mas ainda estão por compreender seu uso como recurso didático na prática pedagógica com as crianças pequenas. Abstract: This study researches the understanding that educators of the Municipal Early Childhood Education Centers of Curitiba (Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba - CMEI's) have of the use of toys in their pedagogical routine. The theoretical data is based on studies by Brougère (2004, 2004b), Uemura (1988,1999) and Wajskop,(1996, 2005) about the use of toys in schools and by Barbosa (2006) and Batista (1998) about the organization of a routine in Early Childhood Education. The methodological tools used were observation, interviews and photography to support the narrative of data analysis. The educators' statements showed that they regard the toy as an object of school culture, an indispensable object in schools for young children. They also had knowledge of different kinds of toys and their functions, but found it difficult to express at what moment of the pedagogical routine each toy is introduced. Thus, I conclude that educators regard the toy as a didactic tool in Early Childhood Education, according to the concept proposed by Uemura (1989), and they recognize what these are for (their function), but don't quite comprehend their use as a didactic resource in pedagogical practices with young children.
Collections
- Teses & Dissertações [10089]