Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Carlos Eduardo, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rossano, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherOsinski, Dulce Regina Baggio, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T16:35:42Z
dc.date.available2022-08-17T16:35:42Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/19622
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Vieirapt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Dulce Regina Baggio Osinskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/06/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa analisa a atuação de Erasmo Pilotto (1910-1992) como intelectual e articulador da Escola Nova no Paraná nas décadas de 1930 a 1950, especialmente no tocante às suas ideias para o ensino de arte. O período escolhido representa na trajetória de Pilotto o amadurecimento de seu pensamento educativo que teve forte valorização da experiência estética como principio formativo, especialmente para a criança e o professor, através da interlocução de autores como Tolstoi, Dewey, Gentile e Montessori. Apesar de não ter atuado como professor de arte, Pilotto esteve à frente de grupos que discutiam a modernização da arte e do ensino no Paraná, participando de iniciativas que buscavam trazer a Curitiba os preceitos do Movimento pela Escola Nova e as discussões sobre a arte moderna. Iniciativas como a da Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê, a organização de exposições infantis de arte, a participação na criação do Salão Paranaense de Belas Artes e na Escola de Música e Belas Artes, a contribuição na revista Joaquim, caracterizam a ação do intelectual frente ao campo artístico. Reconstruir sua trajetória nos diversos espaços de sociabilização e atuação onde o intelectual teve contato com a arte e com ideias educativas ligadas ao seu ensino significa buscar os agentes com os quais Pilotto manteve contato. O referencial teórico que auxilia na construção dessa trajetória mantém relação com os conceitos de campo, capital e habitus de Pierre Bourdieu, além da contribuição teórica sobre a história intelectual de Carlos Eduardo Vieira e Helenice Rodrigues da Silva. Para a realização da pesquisa foram utilizadas fontes provenientes de diversos arquivos e centros de pesquisa de Curitiba e Ponta Grossa. As fontes pesquisadas são de tipologias variadas divididas em: documentos oficiais, periódicos, manuscritos e documentos não publicados, obras e depoimentos. Assim, pretende-se com esta investigação lançar um olhar sobre a trajetória de Erasmo Pilotto, enfatizando suas opções teóricas e conceituais sobre a arte e seu ensino.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research analyzes the performance of Erasmo Pilotto (1910-1992) as an intellectual and articulator of the New School in Paraná from the decade 1930 to 1950, especially regarding his ideas for art teaching. The period chosen represents Pilotto's trajectory, the maturity of his educational thought that had strong valorization of the aesthetic experience as a formative principle, especially for the child and the teacher, through the interlocution of authors such as Tolstoy, Dewey, Montessori and Gentile. Despite of not having worked as an art teacher, Pilotto was in front of groups that discussed the education and art modernization in Paraná, participating of initiatives that tried to bring to Curitiba the precepts of the New School Movement and the discussions about modern art. Initiatives such as the Brasílio Itiberê Society of Artistic Culture, organization of children's art exhibitions, participation in the creation of the Paranaense Hall of Fine Arts and the School of Music and Fine Arts and contribution to Joaquim magazine characterize the action of the intellectual front the artistic field. Reconstruct his trajectory in different socialization and action spaces where the intellectual had contact with art and educational ideas related to its teaching, means to search the agents with whom Pilotto had contact. The theoretical framework that helps to build this trajectory keeps a relationship with the concepts of field, capital and habitus of Pierre Bourdieu, in addition to the theoretical contribution about the intellectual history of Carlos Eduardo Vieira and Helenice Rodrigues da Silva. Many archives and research centers of Curitiba and Ponta Grossa were used to perform the research. The sources studied are from different typologies and are divided into: documents, periodicals, manuscripts and unpublished documents, books and testimonies. So this research intends to view the trajectory of Erasmus Pilotto, emphasizing his theoretical and conceptual options about the art and its teaching.pt_BR
dc.format.extentv, 171 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação - História - Paranápt_BR
dc.subjectArte - Históriapt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA arte como princípio educativo : um estudo sobre o pensamento educacional de Erasmo Pilottopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples