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dc.contributor.advisorSilva, Monica Ribeiro da, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorMorais, Joaquim Jorge Monteiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-25T17:48:23Z
dc.date.available2022-08-25T17:48:23Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/19474
dc.descriptionOrientadora: Monica Ribeiro da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 17/02/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo ocupa-se do debate sobre o papel da orientação das reformas educativas fundamentadas na Teoria do Capital Humano, em Cabo Verde. Desde os primórdios da independência do país, em 1975, os discursos oficiais relacionaram a educação ao desenvolvimento, fazendo com que o Ensino Técnico assumisse lugar de destaque ao adquirir centralidade nos discursos oficiais e proclamando a importância da educação enquanto motor do desenvolvimento econômico e social do país. No entanto, dos problemas identificados e das transformações introduzidas no Ensino Técnico, uma indagação torna-se pertinente, qual seja: se à educação foi atribuída um papel capital enquanto vetor de desenvolvimento, torna-se pertinente questionar se a evolução do sistema de ensino reflete, ou não, a necessária articulação com o processo global de desenvolvimento. Para responder à questão, faz-se um estudo da política educativa em Cabo Verde e das reformas introduzidas nas décadas de 1990 e 2000, procurando fazer uma análise do papel que tem ocupado a educação no contexto dos projetos de governo de Cabo Verde pós-independência. O objetivo central da pesquisa é o de discutir a ideologia da educação como estratégia para o desenvolvimento econômico e redução da pobreza. Discute-se a hipótese de que há um movimento que busca associar educação e desenvolvimento, o que se apresenta nas mudanças propostas para o Ensino Técnico Secundário, e que é tencionado pela herança colonial, fazendo com que o discurso se institua mais como ideologia do que em mudanças efetivas. Verificou-se que a condução das reformas com base na Teoria do Capital Humano não levou em conta a estrutura do mercado de trabalho e do tecido empresarial, além da realidade política e social interna, fazendo com que os resultados preconizados não fossem atingidos. A análise leva a concluir que, no caso nacional, o discurso das reformas educativas que se articulam direta e unilateralmente às mudanças nos contextos produtivos configura-se mais como ideologia, no sentido de falseamento da realidade, do que como demanda real.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present study debate on the ideological paper of the educative reforms directed by the Theory of the Human Capital, in Cap Vert. Since the independence of the country, in 1975, the official speeches had tied the education to development, making that the technician education assumed prominence place on the speeches of the importance of education while decisive development factor. However, of the identified problems and the transformations introduced in technician education, an investigation becomes pertinent, which is: if attributed to education a capital paper while development vector, it becomes pertinent to question if the evolution of the education system reflects, or not, the necessary joint with the global process of development. To answer this question, it is important to investigate the educative politics and of the reforms introduced in the decades of 1990 and 2000, analysing the education paper in the context of the government projects after-independence, with the end to argue the ideology of the education as strategy for the economic development and reduction of the poverty. It is argued that it has a movement that searchs to associate education and development, presents in the changes proposals for Technician Secondary Education , and that is intended by the colonial inheritance, making with that the speech institutes more as ideology than effective changes. It was verified that the conduction of the reforms directed by the Theory of the Human Capital did not take in account the market structure and the enterprises, beyond the intern politics and social reality, making with that the praised results were not reached. What it leads to conclude that, in the national case, the speech of the educative reforms to follow the movement of the technological changes is plus an ideological speech dan a real demand.pt_BR
dc.format.extent127 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectCabo Verdept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCabo Verde : um projeto de país e a ideologia da educação como estratégia para o desenvolvimento : estudo da constituição do Ensino Técnicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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