dc.contributor.advisor | Scheer, Sérgio, 1957- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.creator | Parchen, Maria de Fatima Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-11T16:55:46Z | |
dc.date.available | 2024-06-11T16:55:46Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/19074 | |
dc.description | Orientador: Sergio Scheer | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 02/04/2008 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e anexos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho objetiva buscar meios para o aprimoramento do processo de ensinoaprendizagem a partir da adoção, configuração e implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativo (AVAC) para aplicação como uma proposta experimental de apoio às atividades da disciplina de Construção Civil do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, em turmas participantes durante o ano de 2007. O ensino contextualizado baseado na mediação pedagógica e nos novos paradigmas de aprendizagem com uso da tecnologia inovadora foi a abordagem para a produção do conhecimento e do trabalho colaborativo em grupos, tanto no presencial como no virtual durante as atividades na disciplina de graduação. A tecnologia de informação permitiu mesclar três áreas do conhecimento: educação, informática e construção civil. A plataforma Moodle, um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS), foi escolhida como ambiente de estudo e utilizada em contextos de blended-learning (ou b-learning) - modalidade de aprendizagem favorecida por ambientes híbridos. A configuração do Moodle com a definição de um espaço denominado AVAC-ConEnx, permitiu a interação entre os professores e grupos de alunos, e destes entre si, realizando atividades síncronas e assíncronas. A proposta didático-pedagógica utilizada é apresentada nas fases de concepção, desenvolvimento e implementação, bem como na avaliação. A análise dos resultados do rendimento dos alunos quanto a aprovação nas disciplinas de Construção Civil deste estudo demonstrou que é possível a construção do conhecimento e melhoria da aprendizagem através da participação e interação em um ambiente virtual, atendendo as necessidades e aos interesses dos alunos que, de forma autônoma, podem exercer o aprendizado colaborativo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work has the aim to search for the teaching and learning process improvement by the adoption and customization of a collaborative learning virtual environment to apply as an experimental proposal supporting activities in the course of Civil Construction in the Undergraduate Studies in Civil Engineering at the Federal University of Parana, in participant groups during the year of 2007. A contextual teaching based on the so called new learning models and the pedagogical practice with the use of innovative technology, the virtual learning environments, was the approach selected for the knowledge construction and for the collaborative work, during the classes as well as in the virtual sessions. The Information Technology permitted the mixture of three knowledge areas: Education, Information and Communication Technology and Civil Construction Engineering. The chosen platform was the Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning) system, a Learning Management System (LMS). The collaborative learning virtual environment was customized and implemented, in a blended-learning (or b-learning) context. The chosen system was adapted and customized generating the AVAC-ConEnx space. It allowed the interaction teacher-student as well as student-student, with intensive use of the collaborative learning synchronous and asynchronous activities. The didactic and pedagogical strategies are presented in the phases of conception, development, implementation and validation. The final evaluation analysis demonstrated that it is possible the knowledge construction and the learning improvement through the participation and interaction in such a virtual learning environment. The students with independent behavior had their necessities and interests attended in a collaborative learning process. | pt_BR |
dc.format.extent | 203f. : il. algumas color., grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | Contextualização do ensino e aprendizagem na disciplina de construção civil articulada em ambiente virtual de aprendizagem colaborativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |