O novo compõe com o velho : o lugar do Grupo Escolar no cenário do ensino público na cidade de Lages, no estado de Santa Catarina (1904-1928)
Abstract
Resumo : A presente pesquisa, de cunho historiográfico, buscou compreender o lugar ocupado pelo Grupo Escolar Vidal Ramos, no cenário do ensino primário em Lages, no estado de Santa Catarina. Este novo tipo de escola pública primária, o Grupo Escolar foi organizado no estado com a Reforma do Ensino Público em 1910. Neste trabalho, compreende-se junto com Michel de Certeau que lugar não se refere somente ao espaço físico que uma instituição escolar, tenha ocupado na história, mas a um lugar de produção, de sentidos e significados. A perspectiva de análise de lugar do grupo escolar não objetiva construir uma história institucional, mas percebêlo na composição com as outras ações de escolarização presentes no ensino primário em Lages, identificando se a constituição do grupo escolar em Lages trouxe modificações para o ensino primário e, principalmente, verificar de que natureza tais mudanças ocorreram e se essas ocorreram. As iniciativas de ensino primário em Lages e seus modos de escolarização da infância, no início do século XX, vão sendo (re)organizadas concomitantemente, ou seja, o grupo escolar coexiste junto a outras iniciativas de ensino tais como: aulas de fazenda, aulas particulares laicas, aulas confessionais, mas, possivelmente apresenta-se com características particulares. Trabalha-se com a hipótese de que o grupo escolar tenha ocupado um determinado lugar social representativo na organização do ensino público primário de Lages, e que pelas características dessa "forma escolar" tenha produzido modos distintos de escolarização daqueles já presentes em outras estratégias de ensino primário na cidade. O período cronológico delimitado compreende os anos de 1904, momento em que é mencionada na legislação de ensino catarinense a possibilidade de organizar grupos escolares no estado, até 1928, quando o poder executivo estadual reorganizou alguns aspectos da instrução pública primária. Ao buscar pistas para proceder as análises do problema de pesquisa exposto foram consultadas fontes de natureza distinta: livros de matrículas das aulas públicas em Lages do final do século XIX e início do XX; livro de matrícula do Grupo Escolar em Lages do período de 1920 a 1926; fotografias de escolas, de professores, de turmas, de festejos e exposições escolares (convites, programas das festas e comemorações); legislação educacional catarinense referente ao período estudado. Os textos que compõem esse trabalho estão organizados em cinco momentos. O primeiro constitui-se na introdução na qual se apresenta os intentos da pesquisa. O segundo texto busca perceber o lugar que o grupo escolar ocupou no cenário da instrução primária em Lages junto às outras iniciativas de escolarização primária existentes. O terceiro volta-se para compreender as iniciativas de reorganização do ensino catarinense, bem como, identificar as apropriações das idéias e modelos em circulação no Brasil pelas prescrições legais e pelas posições de determinadas autoridades de ensino catarinense. No quarto, o olhar volta-se para funcionamento interno da escola. Com essa pesquisa foi possível identificar em Lages a presença inegável desta forma escolar no cenário do ensino público primário, bem como, compreender o lugar ocupado pelo mesmo entre as iniciativas de escolarização primária.
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- Teses & Dissertações [10122]
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