• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma abordagem dialógica alternativa para a aquisição de habilidades táticas em jogos educacionais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Antonio Hobmeir Neto.pdf (660.5Kb)
    Data
    2008
    Autor
    Hobmeir Neto, Antonio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Neste documento são abordados os aspectos pedagógicos de diálogos do ensino de jogos heurísticos adversaristas. A resenha literária mostra que apesar de existem pesquisas na área de jogos educacionais, ainda são raras as pesquisas sobre a construção de shells inteligentes para o ensino de táticas desses jogos. Também é abordada a relevância do diálogo na transmissão de conhecimento entre o tutor e o aprendiz e as diferentes maneiras de se conduzir tal transmissão. Descreve-se também as hipóteses simplificadoras adotadas na criaação da shell JAS, tal como a abordagem de aspectos heurísticos na composição de táticas de jogo. É detalhada ainda a arquitetura de um protótipo implementado com a JAS para o Xadrez, destinado a aprendizes do níivel intermediário de habilidade. Ao final, são lançadas discussões sobre os resultados obtidos da shell e as metas de pesquisa futura.
     
    Abstract: Pedagogic aspects of tutorial dialogues are described for heuristic adversarial games. The literature survey shows that few past works approached intelligent shells for teaching the tactics of such games. Also described are the simplifying assumptions adopted for building the JAS shell, aimed at intermediate-level learners. The architecture of a rototype system built on top of JAS is yet detailed for the domain of Chess tutoring. Finally, future research perspectives are discussed.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/18681
    Collections
    • Teses & Dissertações [10499]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV