Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorSoek, Ana Maria, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T15:15:25Z
dc.date.available2022-08-17T15:15:25Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/18613
dc.descriptionInclui apendicept_BR
dc.descriptionOrientadora: Sonia Maria Chaves Haracemivpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/03/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humanopt_BR
dc.description.abstractResumo: Em decorrência das experiências vividas, das observações e percepções acerca da necessidade de uma formação de alfabetizadores comprometida com os ideais de uma educação autônoma, libertária e de qualidade e identificando a falta de materiais didáticos e para-didáticos, que de alguma forma pudessem contribuir significativamente para ação e formação docente, buscou-se com essa pesquisa analisar os múltiplos fatores do processo educativo. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa que permitisse identificar, analisar, comparar e avaliar as perspectivas e encaminhamentos do trabalho pedagógico com alfabetização de jovens e adultos apresentados no manual do alfabetizador do PNLA/2008, visando identificar os elementos teóricos, didáticos e metodológicos que possam vir a contribui para a formação do alfabetizador do Programa Brasil Alfabetizado. A preocupação nesse sentido, não foi somente em identificar informações ou conceitos, mas fundamentalmente a explicitação que a ação alfabetizadora em EJA (Educação de Jovens e Adultos) requer. Ação, neste trabalho, deve ser entendida como um aspecto subjetivo e intencional do sujeito e prática, como ação em um contexto objetivo, histórico e cultural. A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Manual do Alfabetizador e das obras referendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos - PNLA/2008. Algumas questões nortearam o estudo pautando-se em função de caracterizar a natureza do trabalho pedagógico previsto nas orientações e encaminhamentos de um manual didático, analisando a fundamentação teórico-metodológica em que se baseia, bem como a estrutura didática (planejamento, tempo, objetivos, estratégias de ensino e recursos didáticos) entre outros subsídios para aperfeiçoamento do trabalho docente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Due to life experiences, observation and perception of the necessity of formation of literacy teachers committed to the ideals of an autonomous, libertarian and qualified education and, identifying the lack of didactic materials that, in some way, could significantly contribute to teachers' action and formation, this research aimed at analyzing the multiple factors of the educational process. For that, the research methodology was chosen according to the possibilities of identification, analysis, comparison and evaluation of the perspectives and orientations on the pedagogical work for youngsters and adults' literacy, presented in the teachers' PNLA/2008 manual, with the purpose of identifying the theoretical, didactic and methodological elements than can contribute to the formation of teachers at the Programa Brasil Alfabetizado. In this sense, the concern was not only the identification of information or concepts but, fundamentally, the explicitness of the literacy action required by EJA (Educação de Jovens e Adultos). Action, in this work, should be understood as someone's subjective and intentional aspect and practice, as action in a objective, historical and cultural context. The object of study of this research is the Manual do Alfabetizador and the books included in the Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos - PNLA/2008. The study was guided by some questions, based on the function of characterizing the nature of the pedagogical work presented in the orientations of a didactic manual (planning, time, objectives, teaching strategies and didactic resources) among other subsidies for the improvement of the teachers' work.pt_BR
dc.format.extent111 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAlfabetização de adultospt_BR
dc.subjectLivros didaticos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples