Aprendizagem de ciências naturais dos jovens e adultos na vida e na escola
Resumo
Resumo : Esse trabalho decorre de muitas inquietações no exercício profissional na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por mais de quinze anos, na docência da disciplina de Ciências Naturais. Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as superações ocorridas na reelaboração de linguagem da explicitação dos fenômenos naturais que os jovens e adultos apresentavam antes e após trabalho pedagógico da escola. Partiu-se do pressuposto que a linguagem da escola se distancia da linguagem do cotidiano dos alunos e, que os Cadernos de Estudos não elucidam os fenômenos de forma possibilitar a assimilação e superação do conhecimento. Em relação a metodologia a pesquisa é descritiva (perfil dos alunos, escolaridade, formas de conceituar fenomenos naturais antes e depois do trabalho pedagógico e os cadernos de estudos de ciências), comparativa (correlações entre os conhecimentos construidos ao longo da vida e na escola). Quanto aos procedimentos foi utilizado a análise de conteúdo das falas dos alunos matriculados na disciplina de Ciências Naturais em 2007, no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos "Paulo Leminski" na cidade da Lapa, estado do Paraná e na Ação Pedagógica Descentralizada do Buriti, no município de Campo do Tenente. Os domínios linguisticos deles em relação aos fenomenos foram importantes dados para o desenvolvimento da pesquisa. Esse trabalho de pesquisa desvelou que a linguagem do aluno não se distancia da linguagem da escola, permanecendo em muitos casos a linguagem da vida, pois essa tem significado relevante para ele na explicitação dos fenômenos. A escola deveria considerar como ponto partida as formas de leitura de mundo que o aluno de EJA tem em sua vida cotidiana. É necessário a reflexão do processo de ensino e aprendizagem dos Jovens e adultos na escola, do encaminhamento didático-metodológico do professor, e também da linguagem dos Cadernos de Estudos da disciplina de Ciências. Abstract : This work results from a lot of concerns during my working time as a professional at Educação de Jovens e Adultos (EJA) for more than fifteen years, on the teaching of Natural Sciences. Thus, the purpose of this research was to investigate the overrun happened in the language of explicitness re-elaboration of natural phenomena that the youngsters and adults presented before and after the school pedagogical work. It was supposed that the school language is distant from the students’ everyday language and that the Study Notebooks do not elucidated the phenomena, in order to make the students’ knowledge assimilation and overrun possible. In relation to methodology, the research is descriptive (students’ profile, schooling level, their way of conceptualize natural phenomena before and after the pedagogical work and the science notebooks), comparative (co-relations between knowledge built along life and at school). Concerning the procedures used, the research includes the students’ speech analysis, who were enrolled in the 2007 Natural Sciences class at Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos "Paulo Leminski", in the city of Lapa, state of Paraná and at Ação Pedagógica Descentralizada do Buriti, in Campo do Tenente. Their linguistic dominium in relation to the nature phenomena was important data for the research development. This research work has revealed that the student’s language is not distant from the school language, remaining, in many cases, the language of life, because this one has a relevant meaning for him/her in the phenomena explicitness. School should consider the ways of reading the world that the EJA student has in his/her everyday life as a departure point. A reflection about the youngsters and adults’ teaching and learning process at school, about the teacher’s didactic-methodological planning and also about the language of the Sciences Study Notebooks is necessary.
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- Teses & Dissertações [10207]