História da educação e a formação de professoras normalistas : as noções de Afranio Peixoto e de Theobaldo Miranda Santos
Visualizar/ Abrir
Data
2007Autor
Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Este trabalho apresenta a análise das obras Noções de História da Educação, de Afrânio Peixoto e Noções de História da Educação, de Theobaldo Miranda Santos, que serviram de suporte para os processos de formação de professoras normalistas a partir da década de trinta do século XX no Brasil. As obras analisadas pertencem à Coleção Atualidades Pedagógicas do projeto editorial denominado Biblioteca Pedagógica Brasileira, dirigido por Fernando de Azevedo (1931-1949). Esta pesquisa evidencia as concepções de História da Educação do período retratado, permitindo vislumbrar as concepções de História da Educação e de História que produzem sentidos no universo da Educação, permitindo vislumbrar tanto a representação como o processo de formação da professora normalista, em particular. Assim, o contexto mostrado é o de produção destas obras, os procedimentos historiográficos utilizados pelos autores para escrevê-las, a educação brasileira presente nas narrativas dos autores e a sua materialidade. Conclui-se com este trabalho que as obras em questão são expressão particularizada de idéias sobre o conhecimento histórico e educacional. A História da Educação neste sentido reuniu e estreitou a relação entre história, educação e civilização, por meio de um passado que se tornou lição. Esta trajetória de pesquisa permite acompanhar os dissensos e os consensos dos autores com relação à escrita da história da educação, em especial da brasileira. Abstract: This essay presents the analysis of the works Impressions on the History of Education by Afrânio Peixoto and Impressions on the History of Education, by Theobaldo Miranda Santos, that served as a basis for the process for the education of school teachers during the decade of the 30's in 20th century Brazil. The works reviewed are a part of the Collection of Pedagogical News that belong to the editorial project called "Brazilian Pedagogical Library" which was directed by Fernando de Azevedo (1931-1949). This research points out the conceptions of the History of Education during the covered period allowing thus a glimpse at the conceptions of the History of Education and conceptions of History that have an impact on the universe of Education and also at the representation and process for the education of school teachers particularly. In other words, the context shows the production of these works, the historical research procedures chosen by the authors while writing them, the brazilian education present in their narration and its materialness. This essay leads to the conclusion that the works are a particular expression of ideas about educational and historical knowledge. In this way, the History of Education has tightened the relation between history, education and civilization by means of the past turned into a lesson. The writing of this essay allows us to follow the disagreements and agreements of the authors in what concerns the writing of the history of education, specifically the brazilian.
Collections
- Teses & Dissertações [9430]