• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Princípios subjacentes às práticas pedagógicas em matemática de professoras nas séries iniciais do Ensino Fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Disserta_final_Isabel_C_Marconcin.pdf (2.967Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Marconcin, Isabel Cristina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa investigou princípios relacionados ao ensino da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os quais as professoras que atuam nesses ciclos mobilizam quando instadas a falar sobre a sua prática pedagógica. Para tal, buscou-se identificar nos autores que se filiam à numeralização, ao letramento em matemática, à matematização e ao senso numérico convergências com a perspectiva preocupada em desenvolver nos alunos a atitude de pensar e de fazer matemática na escola. A organização do marco conceitual, associada ao conteúdo depreendido da análise dos dados coletados empiricamente, teve como decorrência a estruturação de um rol de princípios relacionados ao tema desta pesquisa e possibilitou a organização de categorias de análise que contribuíram para a interpretação e atribuição de significados às falas das professoras que integram esta pesquisa. A análise dessas falas possibilitou uma reflexão, em âmbito geral, sobre o ensino de matemática e sobre as perspectivas do pensar e do fazer matemática por professores e alunos.
     
    Abstract : This research investigated the principles related to the teaching of mathematics in the initial grades of elementary school, that are mobilized by teachers who work in these cycles when they are required to talk about their teaching. This study tries to identify in which points the authors who are engaged in numeracy, numeration, literacy in mathematics, mathematization and in the numerical sense converge their ideas with the prospect of developing students' attitudes and resources for thinking and doing mathematics in school. The structuring of the conceptual framework, associated to the content gathered from the analysis of empirically collected data had, as a result, a list of principles related to the theme of this research and made possible the organization of categories of analysis that contributed to the interpretation and attribution of meaning to the words of the teachers who were part of this research. The analysis of their discourse contributed to the reflection, in general, in mathematics teaching and the perspection of thinking and doing mathematics by teachers and students.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/17998
    Collections
    • Teses & Dissertações [10470]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV