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    Do quilombo a escola : os efeitos nefastos das violências sociais silenciadas

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    elementos pre textuais 4 final.pdf (55.78Kb)
    Dissertacao 4 final.pdf (649.2Kb)
    Data
    2008
    Autor
    Soares, Edimara Gonçalves
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa foi realizada com sujeitos que transitam por espaços sociais distintos: Quilombo e Escola, ambos entendidos como espaços que ocorrem a construção da identidade das crianças negras quilombolas. O objetivo da pesquisa é buscar uma, dentre as possíveis compressões dos significados de ser criança negra e quilombola na Escola e no Quilombo. Também é objetivo deste estudo reconhecer manifestações do fenômeno do Auto-ódio desses sujeitos, como tentativas de defesa, conscientes ou não, ao preconceito vivido, que por sua vez redundam em ataque, dado que constituem uma "ferida identitaria" (Baibich, 2001, p.08). Assim, o objetivo central da pesquisa consiste em saber o que a Escola faz com a identidade fragilizada das crianças vítimas do preconceito ao quadrado. A opção metodológica demandada pelo objeto de estudo desta pesquisa foi a pesquisa qualitativa, considerando que era preciso imergir na subjetividade dos sujeitos, buscando captar os sentidos e significados das situações vividas por eles/as. Percebemos que o sentimento de negação ao Quilombo está diretamente relacionado com as violências racistas sociais, pois, dizer se quilombola é assumir uma pertença duplamente desprezada, é assumirse desvalorizado, inferiorizado. As crianças adentram o espaço escolar carregando essa identidade fragilizada, e são constantemente perseguidas e atacadas em suas características inerentes. A Escola ignora o sofrimento dessas crianças diante da inferioridade que lhes é imputada pelos Outros. Assim, mediante suas falas e seus olhos cheios de lágrimas as crianças nos revelam que carregam uma identidade que não vive, mas sim, sobrevive. Mostram que esta sobrevida é nutrida com as forças do mais profundo desejo de abandonar a condição de ser, visto que essa é talvez a única, e também a última e trágica estratégia encontrada como mecanismo de defesa, diante da cruel e dolorida perseguição a pertença étnica -negra e quilombola.
     
    Abstract: This search was performed with people who go through distinct social places: Maroons and School both understood as places where the Maroons' identity occurs.The aim of the search is to bring one, among the possible meanings of being a black maroon child at school and at maroons. It is also an aim of the study the recognition of their self-hate, as defense attempts, conscious or not, at the vivid prejudice, which results in attack, a fact that forms an "identity wound" (Baibich, 2001, p 08). Thus, the main aim of this search consists of knowing what the School does with the weakened identity of these children, who suffer double prejudice. The methodological option demanded by the study object of this search was the qualitative search, considering whereas you had to immerse the subjectivity of people looking for capturing the senses and meanings of their vivid experiences. We noticed that the feeling of denial to maroons' identity is directly related to the social racist violence therefore saying they are maroons is to take over a doubly neglected membership, to take over being inferior. The children attend school loading this weakened identity, and they are constantly harassed and attacked due to their inherent characteristic. The School ignores the suffering of these children before the inferiority ascribed to them by the others. Thus in front of their words and eyes filled with tears, they show us they load an identity that does not live, but survives. They show that this survival is nourished with the forces of the deepest desire of abandoning this condition, since this is perhaps the only, and also the last and tragic strategy found as a mechanism of defense, before the cruel and painful belonging to maroon black persecution.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/17741
    Collections
    • Teses & Dissertações [10555]

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