Políticas públicas de acesso às artes visuais em Curitiba : ações educativas do Museu Oscar Niemeyer para escolas da Educação Básica
Resumo
Resumo: Este estudo vem tratar da democratização das artes visuais por meio da relação museu/escola. Para tanto, tomou-se três importantes pressupostos, dados sob o contexto das relações capitalistas: a arte é uma dimensão essencial da vida humana em geral, pois possibilita diferentes e novas maneiras de olhar, sentir, compreender a realidade humano-social; o museu, em sua função social, é um espaço essencialmente educativo; e a escola, enquanto instituição de educação formal, é responsável em sistematizar os conhecimentos humanos e promovê-los de forma democrática. A pesquisa tem então como intuito revelar e identificar de que forma as políticas educativas dos museus têm possibilitado o acesso às artes visuais para o público das escolas de Educação Básica, entre alunos e docentes. Dentre diversos museus e outros espaços públicos de promoção das artes visuais de Curitiba/PR previamente analisados, a proposta de ação educativa do Museu Oscar Niemeyer (MON) foi a que demonstrou reunir as melhores condições para a coleta de um maior número de dados com relação ao público escolar, ao número de exposições e atividades educativas, como também maior visibilidade da metodologia aplicada nas visitas. Dessa forma, tomou-se como amostra deste campo de pesquisa a ação educativa do MON, por meio do qual foram levantados dados indicativos para a análise da efetividade da política de acesso às artes visuais do museu para escolas. Abstract: This study is addressing the democratization of the visual arts through the relationship museum / school. For both, took up three important assumptions, data in the context of relations capitalists: the art is an essential dimension of human life in general because it allows different and new ways of looking, feeling, understanding the human and social reality, the museum In its social function, is essentially a space education, and school as an institution of formal education, is responsible for systematic human knowledge and promoting them in a democratic way. Research has revealed how order and identify how the education policies of museums has enabled access to visual arts for the public schools of basic education among students and teachers. Among many museums and other public spaces to promote the visual arts of Curitiba / PR previously discussed, the proposed educational activity of the Museum Oscar Niemeyer (MON) was shown to collect the best conditions for a collection of more data with respect the public school, the number of exhibitions and educational activities, but also more visuality the methodology applied in the visits. Thus, taken as a sample of this field of research on educational activity of MON, through which were raised indicative data for the analysis of the effectiveness of policy on access to visual arts museum to the schools.
Collections
- Teses & Dissertações [9330]