Professoras negras e o combate ao racismo na escola : um estudo sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, do município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola
Resumo
Resumo : O tema de análise deste estudo versa sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola. O trabalho foi desenvolvido a partir de análises das repostas dadas por essas professoras negras, com a aplicação de questionários e entrevistas, onde se buscou investigar a existência de uma possível relação entre o preconceito e a discriminação racial vividos por parte dessas professoras negras no decurso de suas vidas, tanto fora quanto no espaço escolar, com uma prática de combate ao racismo por elas construído na práxis pedagógica, de forma intencional ou não. Assim, também se buscou um diálogo com teorias que proporcionassem a possibilidade de ampliar e conferir um outro olhar às relações raciais no interior do espaço escolar, quebrando com "verdades" preestabelecidas, com base no "mito" da democracia racial, em nossa realidade social. Para as análises dos dados coletados, a partir dos questionários e das entrevistas, as professoras negras foram divididas em dois grupos distintos: (i) as que referem ter sido vítimas de algum tipo de discriminação na escola, e (ii) as que dizem nunca terem sofrido discriminação devido ao seu pertencimento racial. A partir das análises, foi possível constatar a existência de diferenças na práxis pedagógica de profilaxia e combate ao preconceito entre as professoras negras, que se referem sendo vítimas de algum tipo de discriminação na escola e/ou na vida em geral e, aquelas professoras que dizem nunca terem sofrido discriminação no interior da escola. Abstract : The analysis' theme of this study is about the self-perception of black teachers in the public education of the Paraná State, in the levels of Elementary and High School, at schools located in the neighborhood of Boqueirão in Curitiba City, about their practices of combat against prejudice and racial discrimination into the school. The work was developed from analysis of the replies given by these black teachers, with the implementation of questionnaires and interviews. With those data, this study tried to investigate the existence of a possible link between prejudice and racial discrimination experienced by those black teachers in the course of their lives, both outside and at school, with a practice to combat racism built by them in practice teaching, with intentional or not. Thus, also sought a dialogue with theories that was able to expand and give another view to race relations within the school, breaking with "truths" pre based on the "myth" of racial democracy, in our social reality. For the analysis of data collected from the questionnaires and interviews, the black teachers were divided into two distinct groups: (i) those black teachers that report they having been victims of some kind of discrimination at school, and (ii) those black teachers that say they have never suffered discrimination because of their racial belonging. From the analysis, it was possible to establish the existence of differences in the pedagogical practice of teaching prevention and combating prejudice among black teachers, which they refer being victims of some form of discrimination at school and/or in their lives, and those teachers who say they have never suffered discrimination within the school.
Collections
- Teses & Dissertações [10477]