Avaliação do efeito da exposição da luz natural no início da manhã sobre o ciclo vigília/sono, a sonolência diurna e o desempenho psicomotor de adolescentes
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Data
2008Autor
Silva, Adeline Gisele Teixeira da
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Resumo: O ciclo claro/escuro é o mais potente sincronizador circadiano para a espécie humana. Alterações nos estímulos fóticos são capazes de promover modificações na expressão dos ritmos biológicos. A exposição à luz natural no início da manhã pode promover um avanço de fase nos ritmos circadianos. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da exposição à luz solar nas primeiras horas da manhã no início do ano letivo sobre o ciclo vigília/sono (CVS), a sonolência diurna e o desempenho psicomotor de adolescentes. O presente estudo foi realizado com estudantes do turno matutino de uma escola pública da cidade de Curitiba - PR. Para isso, foram formados dois grupos: o experimental, com 15 adolescentes que assistiram à primeira aula sob luminosidade de 981,6 lx, em média, medida com o sensor de luminosidade de punho, com duração de 50 minutos, ao ar livre durante a semana de intervenção, de segunda a sexta-feira, com o objetivo de aumentar a exposição à luz; e o controle, com 13 adolescentes que continuaram a assistir aula dentro da sala expostos a 109,5 lx, em média. Os adolescentes foram avaliados em três etapas: antes, imediatamente após e 12 semanas após a intervenção. Em cada etapa, os dados do CVS foram coletados através do diário de sono durante uma semana; a avaliação subjetiva da sonolência, feita através da Escala de sonolência de Karolinska (KSS) e a avaliação do desempenho psicomotor, através do Teste de Vigilância Psicomotora (PVT), foram realizadas de segunda a sexta-feira, às 8h e às 11h. Os resultados mostraram que a exposição à luz pela manhã não promoveu avanço de fase no CVS, não diminuiu a sonolência diurna e não melhorou o desempenho psicomotor dos adolescentes. O aumento da exposição luminosa no grupo experimental não foi suficiente para promover um ajuste aos horários escolares maior do que o observado no grupo controle, provavelmente devido ao fato de ambos os grupos terem sido expostos à luz natural antes do início das aulas. Este resultado sugere que o aumento da estimulação luminosa pela manhã nas condições climáticas do estudo não acelera o ajuste aos horários escolares e não seria uma alternativa para diminuir a privação de sono dos estudantes do turno matutino. The light/dark cycle is the most powerful circadian synchronizer for the human sort. Alterations in photic stimuli can promote modifications in biological rhythms expression. Exposition to natural light in early morning can promote a circadian rhythms phase advance. The aim of this project was to evaluate the effect of natural light exposure in the first hours of the morning in adolescents in the beginning of the school year upon sleep/wake cycle (SWC), diurnal sleepiness and psychomotor performance. The present study was carried out with morning shift students of a public school in Curitiba-PR. Two groups were formed: the experimental group, with 15 adolescents that attended the first class, with 50 minutes of duration, under natural sun light (981,6 lx on average, measured by wrist light sensor), from Monday to Friday, under; and the control group, with 13 adolescents that attended classes in their classroom (109,5 lx, on average). The adolescents were evaluated during three phases: before, immediately after and 12 weeks after intervention. In each phase, SWC data were collected by means sleep logs during a week; the subjective sleepiness evaluation was made through the Karolinska Sleepiness Scale (KSS) and the psychomotor performance was evaluated by means the Psychomotor Vigilance Task (PVT). These evaluations were carried out from Monday to Friday, at 8h and 11h. The results showed that morning light exposure did not promote SWC phase advance, did not reduce diurnal sleepiness and did not improve psychomotor performance on adolescents. The increase of light exposure in experimental group was not sufficient to promote a bigger school schedules adjustment than that observed in the control group, probably due to the fact of both groups were exposed to natural light before the school starting time. Results suggest that increase of light exposure in the morning in the climatic conditions of the study does not accelerate the adjustment to school schedules and would not be an alternative for reducing the deprivation of sleep of morning shift students.
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