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dc.contributor.advisorBaibich, Tânia Maria, 1953-pt_BR
dc.contributor.authorPaula, Carlos Alberto dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T19:15:53Z
dc.date.available2022-08-18T19:15:53Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/15145
dc.descriptionOrientadora: Tânia Maria Baibich-Fariapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho se propôs a elaborar uma construção teórica que auxilie a compreensão do atual estágio do ensino de Música nas escolas públicas de Ensino Médio no Município de Curitiba. Procurando com a pesquisa de campo e à luz de referenciais teóricos que dêem suporte a análise dos dados coletados, fundamentar aproximações e proposições conceituais que auxiliem na compreensão do cotidiano e das práticas escolares do ensino de Música nas Escolas Públicas. Como objetivo menor, mas não menos importante, este estudo pretendeu formular, mediante a organização de dados de pesquisas atuais e de dados teóricos, clássicos e contemporâneos, um guia orientador para os professores de música em geral e de outras disciplinas em particular, sobre o ensino de Música no Ensino Médio na Escola Pública paranaense, tomando como base as Escolas Públicas de Curitiba. Como resultado foram levantadas algumas questões que merecem debate mais aprofundado dos sujeitos que, na escola e nos órgãos administrativos de gerência escolar, são responsáveis pelo ensino. Dentre elas destaca-se: a) o paradoxo existente entre a importância que tem a música no cotidiano do jovem e o que (não) se ensina na escola; b) o significado atribuído ao mito do dom para aprendizagem da música e o ensino; c) a relação do jovem com a música contemporânea; d) o lugar do ensino de Música em relação às outras disciplinas escolares.pt_BR
dc.description.abstractAbastract: Este trabalho se propôs a elaborar uma construção teórica que auxilie a compreensão do atual estágio do ensino de Música nas escolas públicas de Ensino Médio no Município de Curitiba. Procurando com a pesquisa de campo e à luz de referenciais teóricos que dêem suporte a análise dos dados coletados, fundamentar aproximações e proposições conceituais que auxiliem na compreensão do cotidiano e das práticas escolares do ensino de Música nas Escolas Públicas. Como objetivo menor, mas não menos importante, este estudo pretendeu formular, mediante a organização de dados de pesquisas atuais e de dados teóricos, clássicos e contemporâneos, um guia orientador para os professores de música em geral e de outras disciplinas em particular, sobre o ensino de Música no Ensino Médio na Escola Pública paranaense, tomando como base as Escolas Públicas de Curitiba. Como resultado foram levantadas algumas questões que merecem debate mais aprofundado dos sujeitos que, na escola e nos órgãos administrativos de gerência escolar, são responsáveis pelo ensino. Dentre elas destaca-se: a) o paradoxo existente entre a importância que tem a música no cotidiano do jovem e o que (não) se ensina na escola; b) o significado atribuído ao mito do dom para aprendizagem da música e o ensino; c) a relação do jovem com a música contemporânea; d) o lugar do ensino de Música em relação às outras disciplinas escolares.pt_BR
dc.format.extentviii, 125 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA música no ensino médio da escola pública do município de Curitiba : aproximações e proposições conceituais à realidade concretapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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