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dc.contributor.authorSilva, Aline Nunespt_BR
dc.contributor.otherDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T14:32:02Z
dc.date.available2020-09-16T14:32:02Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/14408
dc.descriptionInclui apendicespt_BR
dc.descriptionOrientadora: Rosa Maria Cardoso Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Pesquisa qualitativa sobre a percepção e o uso da linguagem audiovisual por dois grupos de alunos da Escola Estadual Professora Maria Lopes de Paula, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Buscou-se entender e analisar como os estudantes integrantes de um projeto de Educação para os Meios (EM) e de Oficinas de Vídeo usam e percebem a linguagem audiovisual depois da intervenção da ONG Ciranda. Para isto, criouse um grupo de controle, com adolescentes da mesma idade que não participaram. Desta forma, foi possível comparar o desempenho dos dois grupos com relação à linguagem audiovisual e à realidade em que vivem e, conseqüentemente, compreender as diferenças proporcionadas pelo projeto. O trabalho foi fundamentado teoricamente nos Estudos de Recepção e na Educomunicação. A pesquisa empírica foi desenvolvida a partir de quatro instrumentos: questionários sócio-econômicos e de relação com os meios de comunicação; entrevistas em profundidade; atividades individuais e coletivas e análise de conteúdo dos vídeos produzidos pelos participantes do projeto. Os resultados da aplicação dos questionários permitiram traçar um perfil inicial dos sujeitos pesquisados. São estudantes com dificuldade financeira, oriundos de famílias numerosas, com pais de baixa escolaridade e com pouco acesso a espaços culturais. Os sujeitos descobrem nos meios de comunicação o lazer que não encontram no bairro. As entrevistas individuais e em profundidade contaram com a participação do educador responsável pelo projeto, com a diretora e a vice-diretora da escola. Os resultados apontaram que a televisão desempenha o papel de companheira dos estudantes. Por outro lado, forneceram subsídios para a comparação dos dois grupos. Os participantes do projeto mostraram-se mais críticos com relação à televisão e propuseram mudanças na programação. O outro grupo revelou-se de forma mais apática, não propondo modificações. Os resultados das atividades forneceram mais elementos para a diferenciação dos grupos. Os indivíduos do projeto foram capazes de decodificar mensagens audiovisuais, de usar a linguagem para propor materiais próprios com objetivos bem definidos. Já o grupo de controle demonstrou superficialidade nas interpretações e dificuldades nas proposições audiovisuais próprias. Os dados empíricos obtidos a partir da análise de conteúdo dos vídeos produzidos pelos alunos do projeto comprovam a apropriação da linguagem audiovisual. Eles foram capazes de passar informações e propor soluções para os problemas que identificaram na própria comunidade. Conclui-se que a intervenção de Educação para os Meios, neste caso em particular, permitiu aos estudantes uma experiência comunicativa e educativa singular. A EM foi trabalhada no sentido proposto por Paulo Freire, que considera a educação como um instrumento de transformação social e de compreensão da realidade por parte dos sujeitos. Finalmente, este projeto de EM promoveu o acesso, o pensamento crítico, o protagonismo social, o uso autônomo e o trabalho criador a partir da linguagem audiovisual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: A qualitative research on the use and perception of audiovisual language by two groups of students from Escola Estadual Maria Lopes de Paula, in the city of Almirante Tamandaré, in Curitiba Metropolitan Area. It's intent was to understand and analyze how the students involved in a project in Education for the Media (EM) and Video Workshops use and perceive the audiovisual language, after the intervention of the NGO Ciranda. To make it possible, it was established a control group, composed by teenagers in the same age as the participants, who did not take part in the program. This way, it was possible to compare the performances of those groups, concerning to audiovisual language and to the reality in which they live, and, consequently, to understand the differences provided by the project. The work was theoretically based on the Studies on Reception and Educommunication. The empirical research was developed from four instruments: questionnaires on socioeconomic issues and on student's relation with the mass media; "in deep" interviews; individual and collective activities, and content analysis of the videos that were produced by the participants of the project. The results of the questionnaires allowed us to outline an initial profile of the subjects of the research. They are students who have financial troubles, raised in huge families, whose parents have low levels of education and low access to cultural environments. The subjects find in the mass media an opportunity of leisure they do not have in their neighborhoods. The individual and "in deep" interviews had the participation of the educator who is responsible for the project, with the presence of the director and vice director of the school. The results pointed out that television performs the role of a student's companion. On the other hand, they provided elements for a comparison between the two groups. The participants of the project resulted as more critic upon television and proposed changes in the TV program. The other group had been revealed as more apathetical, and did not propose any changes. The results of the activities provided more elements to a differentiation between the groups. The individuals in the project were capable of decoding audiovisual messages, of using language to propose their own materials, with clear aims. The control group, on the other hand, produced superficial interpretations and had shown some difficulties in presenting their own audiovisual propositions. The empirical data obtained from the content analysis of the videos that were produced by the pupils in the project testify an appropriation of audiovisual language. They were able to express information and to present solutions to the problems they identified in their own community. It was concluded that the intervention of Education for the Media, in this particular case, allowed the students an unusual communicative and educational experience. The EM was worked in the sense proposed by Paulo Freire, who considers education as an instrument for social transformation and for an understanding of reality by the subjects. Finally, this EM project promoted the access, the critical sense, the social action on, the autonomous use of, and the creative work in audiovisual language.pt_BR
dc.format.extent308 f. : grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação para os meios : um estudo de caso sobre a percepção e uso da linguagem audiovisual por alunos de uma escola estadual de Almirante Tamandarépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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