Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTeixeira, Martapt_BR
dc.contributor.otherStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-17T15:50:51Z
dc.date.available2020-09-17T15:50:51Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/14403
dc.descriptionOrientadora: Tania Stoltzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: O aporte teórico do presente estudo é a teoria de desenvolvimento humano de Piaget. Buscou-se identificar a possibilidade de tomar consciência de certos aspectos da própria existência a partir do desenho e verificar a interação social que contribui para este objetivo. Duas hipóteses nortearam esta pesquisa exploratória e de caráter qualitativo: 1) o desenho livre poderia ser instrumento desencadeador de tomada de consciência; 2) a interação social que questiona o sujeito quanto às relações entre o desenho e sua vida poderia contribuir para o desencadeamento de tomada de consciência de aspectos da própria existência. Seis voluntários, alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Curitiba, participaram de cinco sessões de desenho livre. Após cada sessão foram entrevistados a partir do método clínico crítico de Piaget. Os resultados apontam para um maior nível de compreensão sobre si mesmos e sobre o outro, sobre os próprios valores e necessidades, sobre a própria atividade do desenho como possibilidade de aprendizado. Há indícios de um crescente sentimento de capacidade em todos os participantes e sua relação com a produção gráfica enquanto atividade criativa. Verifica-se que os desenhos dos participantes se assemelham, sobretudo, ao jogo de combinação simbólica compensatória do estudo piagetiano. Conclui-se apontando a interação social que questiona o sujeito sobre a relação de sua produção gráfica e sua própria vida como essencial para o processo de tomada de consciência.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The theoretical objective of this project is Piaget's theory of human development. It aimed at identifying the possibility of having conscience of one's own existence from drawings and identifying the social interaction that contributes to this objective. Two hypothesis guided this research which is of a qualifying aspect: 1) the free drawing could be an unleashing instrument of one's own conscience. 2) the social interaction that questions the individual on the relations between the drawings and his/her life could contribute to the unleashing of one's conscience of aspects of existence. Six volunteers, students from Educação de Jovens e Adultos (EJA) in Curitiba, participated in five sessions of free drawing. After each session they were interviewed from Piaget's critical and clinical method. The results showed that there's a higher level of understanding of his/her self and about others, about values and needs and about the activity itself as a way of learning. There are indications of relation between the growing confidence feeling in all participants and the drawing production as a creative activity. The volunteers drawings resemble the game of symbolic and counterbalancing combination by Piaget. Finally, the project highlights the social interaction that questions the individual on his/her drawing production and his/her life as being essencial to the process of becoming conscient.pt_BR
dc.format.extent288 p. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAdultos - Conscienciapt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInteração social e tomada de consciência a partir do desenho de adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples