dc.description.abstract | Resumo : Investiga-se a relação entre diferentes práticas pedagógicas e o desempenho escolar nas habilidades de leitura, escrita e compreensão de crianças em processo de alfabetização. O estudo foi desenvolvido em três escolas de Curitiba, sendo duas escolas privadas, A e B, e uma pública, C, com amostra composta de 45 alunos. A Escola A enfatiza a alfabetização pelo código, por meio de um modelo bottom-up (ascendente), adotando o método multissensorial com ênfase no fônico. Caracterizase por trabalhar método muito bem estruturado, com seqüência lógica de dificuldades, respeitando o ritmo individual do aluno. Nesta escola, observa-se a falta de contextualização das atividades e a pouca interação entre as crianças. A Escola B enfatiza a alfabetização pelo texto, apoiando-se no modelo top-down (descendente), dentro de uma abordagem sócio-interacionista. A prática pedagógica caracteriza-se por: ausência de um método muito estruturado, a seqüência inicia-se pelo texto construído pelas crianças e pelo professor, valorizando o contexto social e a escrita com significado. A interação, organização e a autonomia são incentivadas em todas as tarefas. Observa-se pouca ênfase à correção ortográfica, traçado da escrita e aos aspectos relacionados com a pontuação, uso de maiúsculas, minúsculas e acentuação. A Escola C, pública, apresenta os mesmos pressupostos da Escola B. Na prática pedagógica do professor verificou-se: ausência de seqüência nas tarefas com a alfabetização, maior ênfase na escrita desvinculada da leitura e sua compreensão, mínima ênfase da consciência fonológica, falta de conhecimento em relação ao processo de desenvolvimento da alfabetização. Os alunos submeteram-se a avaliações em leitura, escrita e compreensão em três momentos distintos. Verificouse que as diferentes práticas pedagógicas interferem no desempenho dos alunos de forma diferenciada. A Escola A teve melhor desempenho nas provas referentes ao nível ortográfico e de compreensão, com resultados próximos em relação à leitura, se comparada à Escola B - mas os textos são limitados quanto à criatividade. A Escola B teve desempenho superior quanto ao nível de criatividade textual e fluência de leitura, mas isso não ficou evidenciado na análise de competência ortográfica e compreensão leitora. A Escola C teve desempenho abaixo do esperado em todas as habilidades investigadas comparando-a às escolas A e B. A prática pedagógica que esteve relacionada a um melhor desempenho nas habilidades de leitura, escrita e compreensão, tanto no modelo botton-up e top-down apresenta a solicitação sistemática de atividades envolvendo a leitura, escrita e compreensão acompanhada de feedback da professora nas três habilidades. Conclui-se que a Escola A e a Escola B tiveram desempenho próximo pelo fato de seus professores enfatizarem feedbacks em relação às produções dos alunos nas habilidades investigadas e apresentarem conhecimento e domínio sobre sua prática pedagógica. | pt_BR |