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dc.contributor.authorBertoni, Danisleipt_BR
dc.contributor.otherLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-18T17:00:40Z
dc.date.available2020-08-18T17:00:40Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/13656
dc.descriptionOrientadora: Araci Asinelli da Luzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O objeto de pesquisa documental dessa dissertação concentra-se em torno dos estilos de pensamento biológicos fundamentados a partir da apresentação, nas Diretrizes Curriculares Estaduais de Biologia do Paraná, dos marcos conceituais constituídos a partir da construção histórica do pensamento biológico. O estilo de pensamento passa a ser entendido nessa dissertação por um sistema de crenças fechado, pois comporta uma visão de mundo, além de elementos próprios, uma linguagem especializada e práticas específicas. O objetivo nesta dissertação concentra-se em identificar estilos de pensamento biológico que historicamente predominaram na maneira de interpretar e compreender o fenômeno vida. Acredita-se que esses marcos conceituais correspondem a estilos de pensamento biológico e que cada estilo de pensamento manteve predominância em um determinado momento histórico. Uma abordagem inicial sobre a epistemologia de Ludwik Fleck (Médico Polonês - 1896 - 1961), apresentando seu contexto de vida e trabalho, suas publicações e as idéias centrais do seu livro La génesis y el desarrollo de un hecho científico traz importantes e delimitadas contribuições para esta dissertação. A apresentação de aspectos gerais envolvendo o currículo e o ensino de biologia no Brasil e no Paraná, bem como características principais da dimensão histórica e os marcos conceituais adotados pelas Diretrizes Curriculares Estaduais de Biologia do Estado do Paraná foi traçado com alguns pontos de reflexão com base em estudos sobre o fenômeno vida. Busca-se fundamentar os estilos de pensamento biológico que historicamente predominaram na maneira de interpretar e compreender esse fenômeno através de um estudo sobre os estilos de pensamento biológico, considerando os momentos de instauração, extensão e transformação definidas por Fleck (1986), considerando a circulação de idéias e publicações de cada contexto, as idéias anteriores que marcaram o início do estilo de pensamento biológico, os invariantes do momento histórico, as resistências e o período de tradição de cada estilo, e as sucessivas transformações que propiciaram a instauração do novo estilo. O estudo realizado sobre os estilos de pensamento biológico aponta para a instauração, a extensão e a transformação de quatro estilos: estilo de pensamento biológico descritivo; estilo de pensamento biológico mecanicista; estilo de pensamento biológico evolutivo; e estilo de pensamento biológico da manipulação genética. Este último ainda num tempo histórico de passagem do momento de instauração para o momento de extensão. Os estudos apontam também para uma não-linearidade de transformação de um estilo de pensamento para outro.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The object of the documental research of this dissertation is focused on the biological thinking styles, based on the conceptual landmarks, built from the historical construction of the biological thinking, presented in the State of Paraná Curricular Policies of Biology. The thinking style is understood as a system of closed beliefs in this dissertation for it holds a world vision beyond the proper elements, a specialized language and specific practices. This work aims to identify those styles, which historically prevailed in the interpretation and understanding of life phenomenon. It is believed that those conceptual landmarks correspond to biological thinking styles, and that each thinking style has predominated in a determined moment in history. Starting with an epistemological approach by Ludwik Fleck's context of life and work (Polish Medical Doctor - 1896-1961), publications and central ideas in his book La Genesis Y El Desarrollo de Un Hecho Científico has offered important and remarkable basis for this dissertation. In that attempt, a presentation of general aspects involving the curriculum and the teaching of Biology in Brazil and in the State of Paraná has been traced. The main characteristics of the historical dimension and the conceptual landmarks adopted by the State Curriculum Policies of Biology, based on reflections, will be drawn supported by studies on the phenomenon life. A study on the biological thinking styles will be approaching the instauration moments, extension and defined transformations stated by Fleck (1986), considering the ideas spreading and publications of each context; former ideas which marked the beginning of the biological thinking style; the invariables of the historical moment; the resistances and the tradition period of each style and the successive transformations, which brought out the instauration of the new style. Such study points to the four styles being the biological descriptive thinking style; biological mechanicist thinking style; biological evolutive thinking style; and the biological thinking style of genetics manipulation, which is still mastering in a historical passing time from the moment of instauration to the moment of extension. These studies also point to a nonlinearity of transformation from one thinking style to another.pt_BR
dc.format.extentx, 183 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPensamento - Históriapt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUm estudo dos estilos de pensamento biológico sobre o fenômeno vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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