Uma criança autista e sua trajetória na inclusão escolar por meio da psicomotricidade relacional
Resumo
Resumo : Esta dissertação analisa a possibilidade de reconstrução de atitudes da comunidade escolar, tornando-a uma escola inclusiva, na qual cada criança atua com sua possibilidade de interação, estimulada por um grupo inclusivo, disponível para a cooperação e a solidariedade. Neste texto é analisada especificamente a forma como a Psicomotricidade Relacional cria um elo de comunicação com o aluno autista e promove a sua interação com o outro e com os objetos, facilitando sua inclusão no ensino regular. Este estudo traz em sua essência uma discussão teórica sobre a concepção de uma escola inclusiva a partir da Psic omotricidade Relacional, com ênfase na inclusão de alunos autistas. A pesquisa de campo relata um estudo de caso de uma criança autista e sua trajetória na inclusão escolar por meio da Psicomotricidade Relacional. O resultado principal desta investigação e videnciou que é possível a inclusão da criança autista no ensino regular, desde que se estabeleça uma forma de comunicação com ela; no caso em questão, isso ocorreu por meio da Psicomotricidade Relacional, que levou a criança autista à interação na escola com o mundo das pessoas, coisas e fatos que a cercam. Acredita -se em um maior desenvolvimento dessas crianças quando possibilitada a sua interação com um meio onde prevaleçam as diferenças, pois a convivência com a diversidade permite ampliar as oportunida des de trocas sociais, concretizando o processo de inclusão escolar e social.
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- Teses & Dissertações [9314]