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dc.contributor.authorNascimento, Maria Elisa Brum dopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-01T18:39:43Z
dc.date.available2020-07-01T18:39:43Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12126
dc.descriptionOrientadora: Maria Cecília Marins de Oliveirapt_BR
dc.descriptionInclui apêndicespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo : A análise da formação do enfermeiro graduado na Universidade Federal do Paraná visa compreender a elaboração do pensamento crítico e a organização da cultura da enfermagem, fundamentada na concepção de cultura formulada por Antônio Gramsci. A discussão tem como ponto central o ensino do intelectual enfermeiro para entender as controvérsias entre teoria e prática na sociedade atual. Os objetivos buscaram investigar o processo de formação da consciência crítica, segundo os conhecimentos ministrados no Curso, tendo como parâmetros os pressupostos teóricos relativos à formação deste intelectual, bem como analisar o processo de formação, no contexto histórico da saúde, e identificar os elementos que constituem a cultura da enfermagem a partir dos conhecimentos ministrados no Curso. Ainda, problematizar o processo da dimensão política e filosófica nessa formação, no quadro em que se estrutura o capitalismo ante as contradições entre teoria e prática profissional no mundo do trabalho. A sustentação teórica, com base nos pressupostos de Gramsci, permitiu a recuperação de conceitos sobre a relação teoria e prática no ensino, no mundo do trabalho, na formação intelectual, nos modelos de ensino e na cultura profissional do enfermeiro. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se de forma descritiva, exploratória e interpretativa, apoiando-se na análise documental do Projeto Político Pedagógico, do currículo, da concepção dos docentes e egressos, em aproximação com os pressupostos de Gramsci. O entendimento e a interpretação dos dados foram subsidiados pelas categorias de contradição, totalidade, historicidade e práxis que viabilizaram a análise empírica do estudo. Os resultados permitiram evidenciar a prática conservadora, pouco reflexiva e criativa entre enfermeiros e reconhecer a diversidade do perfil do profissional como o grande desafio para o ensino, diante da fragilidade profissional, reforçada pelo mercado de trabalho. O pensamento de Gramsci constituiu importante contribuição à reflexão sobre o desenvolvimento da relação orgânica no ensino e a organização da cultura.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The analysis of the nurse’s graduated’s formation at Parana’s Federal’s University aims at the understanding of the critic thought elaboration and the nursing culture organization, based on the culture conception formulated by Antonio Gramsci. The study has, as main point, the education of the intellectual nurse to understand the controversies between practice and theory at current society. The objectives searched to investigate the formation process of the critic conscience, according to the knowledge taught at the Course, having as basis the theoretic pretexts related to this intellectual formation, as well as analyze the formation process, at the health’s historical context, and identify the elements that establish the nursing culture from the knowledge given in the Course. Also, to discuss the political and philosophical dimension’s process of this formation, at the scene of the capitalism structure before the contradictions between the theory and the professional practice in the world of labor. The theoretical support, based on Gramsci ‘s teachings, allowed the recovery of the relation about the theory and practice concepts on education, at the world of labor, at the intellectual formation, at the education patterns and at the nurses ’s professional culture. Methodlocally, the research developed at a descriptive, exploratory and interpretative form, based on the documental analysis of the Pedagogical Politic Project, of the resumé and of the professors and egresses conceptions approaching the Gramsci’s teachings. The understanding and data interpretation were based by the contradiction’s categories, totality, historicity and práxis that made possible an empirical analysis of the study. The results allowed to make clear the conservative practice, little thought and creative among nurses and to recognize the diversity of the professional profile as the greatest challenge for the education, before the professional fragility, strengthened by the labor market. The Gramisci’s thought establishes as an important contribution for the reflection on the development of the organic relation in the education and the cultural organization.pt_BR
dc.format.extent127 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGramsci, Antonio, 1891-1937 - Visão política e socialpt_BR
dc.subjectEnfermeiros - Formação - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectEnfermeiros - Culturapt_BR
dc.subjectEnfermagem - Curriculospt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRealidade cultural e contradições na formação do enfermeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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