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dc.contributor.authorFerraz, Dirce Hufpt_BR
dc.contributor.otherHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-09T13:04:35Z
dc.date.available2020-10-09T13:04:35Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12016
dc.descriptionOrientadora: Sônia Maria Chaves Haracemivpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho desenvolvido teve como objetivo investigar as concepções dos alunos sobre o Curso de Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Magistério da Educação Infantil na modalidade de Educação a Distância ofertado pela Universidade Federal do Paraná que oportuniza o preparo dos profissionais da educação que não tiveram o privilégio de ingressar na universidade após a conclusão do Ensino Médio e com total impossibilidade de freqüentar a escola clássica presencial semanalmente. A presente pesquisa teve em vista, especificamente os alunos egressos do Centro Associado de Maringá. Era um grupo heterogêneo em idade, interesses, motivações e concepções sobre o curso, alunos adultos que na sua maioria apresentavam insegurança e resistência a novos saberes, valores e conhecimentos. O método do presente estudo desenvolveu-se numa abordagem qualitativa do tipo etnográfica por meio de análise de pareceres emitidos pelos próprios alunos. Ganham destaque nesse estudo: as aulas presenciais, a tutoria, a realização de trabalhos, a fundamentação teórica e relação entre pesquisa e prática, os exames presenciais e formas de avaliação, a gestão do auto-aprendizado e o enfrentamento dos mitos na EaD. Buscou-se estudar o modo pelo qual se manifesta a relação educativa na modalidade de Educação a Distância, onde os sujeitos envolvidos nessa relação não se encontram face a face num estudo diário e presencial. O curso, na concepção dos alunos teve um papel social decisivo no atendimento aos "excluídos", como se sentiam da educação regular presencial, a qual não conseguiria atendê-los por não poderem prescindir da atividade laboral para sua sobrevivência. A complexidade do fenômeno educativo na composição pedagógica da Educação a Distância não deve apenas envolver as questões de distâncias, mas, principalmente, a valorização de maior interatividade entre professor, tutor e alunos. Foi notório na pesquisa que os alunos do Curso de Pedagogia além de mudarem as suas concepções sobre a modalidade de EaD, evidenciaram mudanças nas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The developed work had as an objective to investigate the conceptions of the pupils on the course of Pedagogy- From elementary school to middle school in a modality of an education in a long period of time offered by the Federal University of Paraná that gives the opportunity to prepare the professionals of the education that they had not had the privilege to enter a university after finishing high school and not being able to take weekly classes. The present research had in sight, specifically the pupils of the Associated Center of Maringá. It was a heterogeneous group in age, adult interests, motivations and conceptions on the course, pupils who in its majority presented unreliability and resistance to new knowledge, and values. The method of the present study was developed in a qualitative boarding of the ethnographic type by means of analysis to seem emitted for the proper pupils. They gain prominence in this study: the actual lessons, the guardianship, the accomplishment of works, the theoretical recital and relation between practical research and, the actual examinations and forms of evaluations, the management of the auto-learning and the educative relation in the modality of a long time period education, where the involved citizens in this relation do not meet face to face in a daily and present study. The course, in the conception of the pupils had a decisive social role in attendance to "excluded", as they were felt of the actual regular education, which would not obtain to take care of them for not being able to do without the labor activity for its survival. The complexity of the educative phenomenon in the pedagogical composition of a long period of study does not have to only involve the questions of distance, but, mainly, the value of interactivity between pupils and teachers, tutors. He was well-known in the Pedagogy course that a pupil researched beyond to change its conceptions on the modality of EaD, evidenced practical changes in the pedagogical ones.pt_BR
dc.format.extent151 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino à distância - Maringa (PR)pt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConcepções dos alunos do curso de Pedagogia sobre o processo de aprendizagem : uma experiência na modalidade de educação a distância em Maringá - PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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