Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVolpi, Neida Maria Patias, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorPeriçaro, Gislaine Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-04T21:42:51Z
dc.date.available2025-09-04T21:42:51Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/11010
dc.descriptionOrientadora : Neida Maria Patias Volpipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: O problema referente à escolha do local ideal para se instalar uma atividade econômica faz parte do planejamento estratégico de toda empresa, seja ela pública ou privada. Antes de decidir onde construir a facilidade deve-se identificar os melhores locais que servem de alternativa para essa decisão, dentro das especificações do tipo de atividade que se pretende desenvolver. O presente estudo tem por objetivo desenvolver um modelo matemático que auxilie a tomada de decisão referente à escolha da localização de uma agroindústria de aves, a Frangobras. Entre os fatores que podem ser considerados nesse processo de tomada de decisão está a escolha por um local que minimize os custos de transporte associados ao processo de produção, sendo que esse foi o fator considerado no modelo proposto por esse trabalho. A Frangobras possuía um conjunto com nove cidades alternativas para sua localização, para cada uma dessas cidades foram consideradas 21 cidades com produtores interessados em fazer parte da integração, sistema ao qual a empresa trabalhará, ou seja, 21 possíveis locais para a instalação dos aviários, onde as aves serão criadas até que estejam prontas para o abate. No regime de integração a empresa fornece os pintainhos, ração e assistência técnica durante os 43 dias de criação das aves, onde cabe ao produtor o cuidado com as aves até que estejam prontas para o abate. Os custos acarretados pelos transportes dos pintainhos, da entrega de ração nos aviários, da assistência técnica e da retirada das aves dos aviários com destino ao abatedouro são de responsabilidade da empresa, assim como os custos com o transporte dos produtos finalizados até o mercado consumidor. Considerou-se nesse trabalho somente o mercado consumidor externo, uma vez que a empresa tem por objetivo exportar inicialmente 80% da sua produção, sendo assim, considera-se o transporte dos produtos até o porto de Paranaguá. O modelo proposto possibilita a análise dos custos dessas diferentes categorias de transporte verificando assim qual delas tem maior influência no processo da escolha da localização da empresa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The problem about choosing the ideal place to install an economic activity is part of the strategic planning of every company, whether it is public or private. Before deciding where to construct the facility it’s necessary to identify the best places that can represent an alternative for this decision, according to the specifications of the kind of activity is intended to be developed. The present study objective is to develop a mathematical model which helps in the decision making about the localization of a chicken industry, Frangobras. Among the factors that can be considered in this decision making process is the choice of a place where costs of the transport related to the production process will be minimized, once this was the considered factor in the model proposed by this study. Frangobras company had a group of nine alternative cities for its localization, for each of these cities it was considered 21 cities with producers interested un being part of the integration, once the company’s going to work in this system, it means, 21 possible places for the installation of the aviaries, where the birds will be grown up until they are ready for the slaughter. On the integration regime, the company provides the young chickens, ration and technical assistance during the 43 days of the chicken growing, and its under the producer’s responsibility the necessary cares related to the chickens until the time they are ready to the slaughtered. The costs origination from the young chickens transport, the ration delivery at the aviary, the technical assistance and the retreat of the chickens from the aviary to the slaughter place are under the company’s responsibility, as well as the costs with the transport of the finished products to the consumer market. It was considered in this study only the external consumer market, because the company has as objective to export at first 80% of its production, so, it’s considered the transport of the products until Paranaguá port. The proposed model makes it possible to analyse the costs of these different transport categories, verifying, this way, which of them have more influence on the company’s localization choosing process.pt_BR
dc.format.extentxi, 118f. : il. color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAgroindústriapt_BR
dc.subjectProgramação (Matemática)pt_BR
dc.subjectAves - Criaçãopt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleUm estudo sobre a influência de custos de transportes na localização de uma agroindústria de avespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples