Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSousa, Joceli de Fatima Arrudapt_BR
dc.contributor.otherTrojan, Rose Meri, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-16T15:08:14Z
dc.date.available2020-09-16T15:08:14Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/10326
dc.descriptionOrientadora: Rose Meri Trojanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa, objetivou-se refletir sobre as políticas de formação de professores no Brasil e em Cuba, focando a questão da formação de formadores. Histórica e resumidamente mostrou-se o quadro educativo e de formação docente nos dois países até chegar à especificidade da docência em nível superior. Buscou-se a reflexão de vários aspectos fundamentais para o desenvolvimento da educação, dentre eles a relação entre teoria e prática e como esta se dá atualmente na formação pedagógica dos docentes. Para tanto, os estudos realizados basearam-se em vários autores, pesquisadores brasileiros e cubanos. Analisaram-se os pressupostos teóricos subjacentes às Leis de Diretrizes e Bases (Lei n.o 9.394/96), bem como as políticas e normas que norteiam a operacionalização dessa lei no Brasil e, paralelamente a política de educação cubana e seu projeto de formação docente para o nível superior. A partir da análise da formação docente no Brasil e em Cuba e, feitas as considerações teóricas necessárias, partiu-se para um estudo comparado da formação dos formadores nos dois países, a fim de apresentar indicações para a formulação de uma política específica para esse fim no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this research, it was objectified to reflect on the policies of formation of professors in Brazil and Cuba, focusing the question of the formation of docents. Historically and in a resumed way, one has shown the educative picture and the docent formation inside the two countries until the arriving in the specificity of the docency in superior level. One sought out the reflection of various aspects basics for the development of education, among them the relation between theory and practice and how this is given currently in the pedagogical formation of docents. For in such a way, the studies carried through were based in a lot of authors, Brazilian and Cuban researchers. One analyzed the estimated underlying theoreticians to the Laws of Lines of Direction and Bases (Law n.o 9.394/96), as well as the policies and norms that guide the functionally of this law in Brazil, and paralleling to the policies of Cuban education and its project of docent formation for the superior level. From the analysis of professor's formation in Brazil and Cuba and, making the necessary theoretical considerations, one has broken for a comparative study of the formation of the docents inside both countries, in order to present indications for the formulation of a specific policy for this mean in Brazil.pt_BR
dc.format.extentviii, 124 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Cubapt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino elementarpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePolíticas de formação de professores para a educação básica : a questão da formação do formador no Brasil e em Cubapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples