• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Políticas de formação de professores para a educação básica : a questão da formação do formador no Brasil e em Cuba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    joceli_final.pdf (441.1Kb)
    Data
    2007
    Autor
    Sousa, Joceli de Fatima Arruda
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Nesta pesquisa, objetivou-se refletir sobre as políticas de formação de professores no Brasil e em Cuba, focando a questão da formação de formadores. Histórica e resumidamente mostrou-se o quadro educativo e de formação docente nos dois países até chegar à especificidade da docência em nível superior. Buscou-se a reflexão de vários aspectos fundamentais para o desenvolvimento da educação, dentre eles a relação entre teoria e prática e como esta se dá atualmente na formação pedagógica dos docentes. Para tanto, os estudos realizados basearam-se em vários autores, pesquisadores brasileiros e cubanos. Analisaram-se os pressupostos teóricos subjacentes às Leis de Diretrizes e Bases (Lei n.o 9.394/96), bem como as políticas e normas que norteiam a operacionalização dessa lei no Brasil e, paralelamente a política de educação cubana e seu projeto de formação docente para o nível superior. A partir da análise da formação docente no Brasil e em Cuba e, feitas as considerações teóricas necessárias, partiu-se para um estudo comparado da formação dos formadores nos dois países, a fim de apresentar indicações para a formulação de uma política específica para esse fim no Brasil.
     
    Abstract: In this research, it was objectified to reflect on the policies of formation of professors in Brazil and Cuba, focusing the question of the formation of docents. Historically and in a resumed way, one has shown the educative picture and the docent formation inside the two countries until the arriving in the specificity of the docency in superior level. One sought out the reflection of various aspects basics for the development of education, among them the relation between theory and practice and how this is given currently in the pedagogical formation of docents. For in such a way, the studies carried through were based in a lot of authors, Brazilian and Cuban researchers. One analyzed the estimated underlying theoreticians to the Laws of Lines of Direction and Bases (Law n.o 9.394/96), as well as the policies and norms that guide the functionally of this law in Brazil, and paralleling to the policies of Cuban education and its project of docent formation for the superior level. From the analysis of professor's formation in Brazil and Cuba and, making the necessary theoretical considerations, one has broken for a comparative study of the formation of the docents inside both countries, in order to present indications for the formulation of a specific policy for this mean in Brazil.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/10326
    Collections
    • Teses & Dissertações [10538]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV