Livros didáticos e rememoração da representação social de pessoas negras e brancas por alunas e alunos do ensino fundamental
Resumo
Resumo: O presente estudo investigou a rememoração da representação social da população branca e negra brasileira, em livros didáticos de história e língua portuguesa, vistas por estudantes brancas/os e negras/os de nono ano do Ensino Fundamental. A Metodologia utilizada foi a Hermenêutica de Profundidade. A primeira fase do enfoque tríplice da HP, está representada nesta tese, pela análise do contexto local da escola em que foram coletados os dados e pelos questionários 1 (aplicados para 100 alunos) com a finalidade de aquisição de dados qualitativos e quantitativos sobre dados pessoais e do livro didático de história e língua portuguesa; questionário on-line 2 (aplicados para 2 professores) bem como, pela análise das relações étnico-raciais no Brasil e da educação brasileira como campo de interação nos quais as formas de hierarquia racial são estruturadas. A segunda fase do enfoque tríplice da HP tem diferentes discursos analisados. A análise dos textos dos livros didáticos de história e língua portuguesa foi realizada pela via da revisão bibliográfica dos grupos de pesquisa que participamos e de outras/os autoras/es. Como dados principais que são analisados temos duas formas de discursos, as representações em desenho pelas/os estudantes e os grupos focais que foram realizados. A terceira fase da Hermenêutica de Profundidade, a interpretação e a reinterpretação, embasou a análise do discurso das/os estudantes que participaram dos grupos focais. Nos estudos do NEAB-UFPR (SILVA, 2018, p. 27). O problema de pesquisa está assim relacionado: em que medida as mudanças de políticas educacionais dos últimos 18 anos que tornaram obrigatórios o ensino de história e cultura Africana e Afro-brasileira, foram suficientes para mudanças no padrão da representação social da mulher branca, do homem branco, da mulher negra e homem negro percebidos por alunas/os dos nonos anos pesquisados? Tendo isso em vista essa tese apresenta a seguinte hipótese: A implementação da Lei 10.639/03 teria atuado na modificação das representações sociais em livros didáticos, por consequência nos currículos e nas representações/imaginário e identidade das/os alunas/os? O objetivo da tese é verificar o efeito da implementação da Lei 10.639/03 no livro didático e como consequência na memória e nos sentimentos 1- a análise dos textos do livros didáticos de história e língua portuguesa permitem uma síntese de que ocorreram mudanças nos discursos, com maior participação de personagens negras e de conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africanas, ao mesmo tempo em que diferentes formas de hierarquia racial e subrepresentação de personagens negras e indígenas mantêm-se presente nos discursos dos livros didáticos; 2- a atividade de desenhos apresentou uma significativa diferença em relação as outras três pesquisas com o mesmo enfoque, a quantidade de imagens positivas foi superior, a quantidade de estereótipos inferiores o das pesquisas anteriores; 3- os resultados dos quatros grupos focais mostraram situações diferentes dos desenhos, alunos afirmaram que as imagens prejudicam a formação de suas identidades além de ser difícil de ver, que a quantidade de imagens positivas da mulher branca, do homem branco ainda são muito superiores a imagens da mulher e do homem negro. Em síntese, a implementação da Lei 10.639/03 aos poucos vem mudando o perfil da representatividade da mulher negra do homem negro em livros didáticos, mas ainda não o suficiente, pois escritoras/es, editoras/es, ilustradoras/es fazem uso de estratégias ideológicas para esconder a realidade, não atenuando o desconforto de alunas/os negras/os frente aos estereótipos que persistem. Na escola, a Lei 10.639/03 ainda não conseguiu sensibilizar alunas/os brancas/os; professoras/es; pedagogas/os; diretoras/es), que embora percebam que representatividade positiva de pessoas brancas continua sendo maior, ainda não dão importância ao fato. Abstract: This research study the recollection of the social representation of white women and men, black women and men in history and Portuguese language textbooks, seen by white and black ninth grade students. The methodology used was Depth- Hermeneutics. The first phase of HP triple focus is represented in this thesis by the analysis of the local context of the school where the data were collected and through the questionnaires 1 (applied to 100 students) with the purpose of acquiring qualitative and quantitative data of personal data and the history and Portuguese language textbook; online questionnaire 2 (applied to 2 teachers) as well as the analysis of ethnic-racial relations in Brazil and Brazilian education as a field of interaction in which forms of racial hierarchy are structured. The second phase of HP's triple approach has different discourses analyzed. The analysis of texts from Portuguese history and language textbooks was carried out through the bibliographical review of the research groups in which we participated and of other authors. As first data that are analyzed, we have two forms of narrative, the representations drawn by the students and the focus groups that were carried out. The third phase of Depth- Hermeneutics, interpretation and reinterpretation, was the basis for analyzing the discourse of the students who participated in the focus groups. In the NEAB-UFPR studies (SILVA, 2018, p. 27) the research problem is related to what extent the changes in educational policies of the last 18 years, which made the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture mandatory, were sufficient for changes in the pattern of social representation of white women, white men, of black women and black men perceived by students in the ninth grades surveyed. With this in mind, the thesis presents the following hypothesis: Would the implementation of Law 10.639/03 have acted in the modification of social representations in textbooks, consequently in the curriculum and in the representations/imaginary and identity of the students? 1- the analysis of texts from history and Portuguese language textbooks allow a synthesis that changes have occurred in the discourses, with greater participation of black characters and contents of Afro-Brazilian and African history and culture, while different forms of racial hierarchy and the underrepresentation of black and indigenous characters remain present in textbook discourses; 2- the drawing activity showed a significant difference in relation to the other three researches with the same focus, the amount of positive images was higher, the amount of stereotypes was lower than in previous researches; 3- the results of the four focus groups showed different situations from the drawings, students stated that the images affect the formation of their identities, in addition to being difficult to see, that the amount of positive images of white women and white men is still much higher than images of the black woman and man. In summary, the implementation of Law 10.639/03 has been gradually changing the profile of the representation of black women of black men in textbooks, but not enough because writers, editors, illustrators make use of ideological strategies to hide the reality, not alleviating the discomfort of black students facing the stereotypes that persist. At school, he was unable to sensitize white students; teachers/s; pedagogues; directors/s), who, although they realize that the representation of white people is still greater, positive, still do not give importance to the fact.
Collections
- Teses [376]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
Rosa, Thiago Evaldo (2023)Resumo: Apresenta resultados de pesquisa realizada para elaboração de dissertação de Mestrado em Educação, da linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Tem como tema as fontes literárias brasileiras ... -
A perspectiva do alfabetizar letrando nos livros didáticos de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático (1996-2019) : relações entre as culturas político-institucional e acadêmica
Cordeiro, Haudrey Fernanda Bronner Foltran, 1978- (2020)Resumo: Pesquisa sobre as relações entre as culturas acadêmica e político-institucional na produção de livros didáticos de alfabetização na perspectiva alfabetizar letrando, temática que se articula aos estudos do Núcleo ... -
Livros didáticos da disciplina de química fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 2015) : além ou aquém da Lei nº 10.639/03
Marangon, Fabiula Sandri (2015)Resumo : Neste trabalho, apresentamos resultado de pesquisa feita com livros didáticos da disciplina de Química fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. A pesquisa teve como objetivo principal ...