José Guadalupe Posada e o México do século XX : a instrumentalização da arte no contexto pós-revolucionário
Resumo
Resumo: O presente trabalho analisa a apropriação da figura do gravador mexicano José Guadalupe Posada feita por um grupo de profissionais ligados ao Estado mexicano durante o século XX. Financiados pelo governo para estabelecer as bases ideológicas da nova república que se fundava após a Revolução Mexicana de 1910, esses grupos se organizaram em torno das políticas governamentais de fomento cultural iniciadas no governo do Presidente Álvaro Obregón. O Secretário de Educação Pública, José Vasconcelos, foi o principal responsável pela formação desses grupos, que buscaram promover um novo momento no país através das suas raízes pré-colombianas. Para isso, a figura e a obra de Posada foram tomadas como exemplos de uma arte popular genuinamente mexicana. Ao desconstruir as narrativas propagandísticas que exaltaram a originalidade e singularidade de Posada, revelamos a complexidade da sua produção, através do cruzamento de parte dela com obras de distintas épocas e lugares, e demonstramos como as qualidades atribuídas a ele a partir de 1920 não são necessariamente adequadas. Abstract: The present work analyzes the appropriation of the figure of the Mexican engraver José Guadalupe Posada by a group of professionals associated to the Mexican State during the 20th century. Financed by the government to establish the ideological foundations of the new republic that was founded after the Mexican Revolution of 1910, these groups were organized around government policies to promote culture initiated during the government of President Álvaro Obregón. The Secretary of Public Education, José Vasconcelos, was primarily responsible for forming these groups, which sought to promote Mexican culture and indicate the beginning of a new era in the country based on its pre-Columbian roots. For this, Posada's figure and work were taken as examples of genuinely Mexican popular art. By deconstructing the propagandistic narratives that exalt Posada's originality and uniqueness, we reveal the complexity of his production, by crossing part of it with works from different times and places, and demonstrate how the qualities attributed to him from 1920 onwards are not necessarily suitable.
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- Teses [150]