Abordagem da literatura infantil na formação das educadoras de crianças de zero a seis anos
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Data
2001Autor
Feres, Gilka Mereb Chueire Calixto
Metadata
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Resumo : O presente trabalho objetiva analisar o preparo das educadoras de educação infantil para o trabalho com a literatura infantil, nas creches comunitárias da Secretaria Municipal da Criança (SMC) da Prefeitura Municipal de Curitiba. Com a finalidade de alcançar esse objetivo, realiza-se um diagnóstico da realidade, foram buscados na LDB os requisitos para a formação de professores da educação infantil e voltados à literatura infantil. O documento da LDB afirma a importância da educação continuada e enfatiza que o-s cursos de formação de professores em nível superior não gozam de status equivalente ao dos demais cursos universitários, bem como a dicotomia existente entre a teoria e a prática. Realizou-se
levantamento junto a algumas universidades paranaenses, como UFPR, PUCPR, UNICENP e FEUEP com a finalidade de analisar a formação do educador em nível superior. A disciplina de Literatura Infantil consta das disciplinas optativas na UFPR; não está presente na UNICENP e na FEUEP, sendo considerada atividade paralela na PUCPR. Também o programa de capacitação em literatura da SMC denota pouca preocupação com a literatura infantil. São descritas as competências, de Philippe Perrenoud para a concretização da educação infantil, seguidas de sugestões de atividades, inserindo aspectos teóricos para fundamentar a prática. Os avanços são destacados como fruto da representação partilhada das competências profissionais que estão no centro da qualificação. As competências são meios que podem ser utilizados pelas professoras na construção da identidade coletiva, pois contribuem para o desenvolvimento de seu oficio de ensinar.