Inteligência emocional : proposta de treinamento para desenvolvimento de lideranças
Resumo
Resumo: A inteligência emocional é uma competência importante para as relações humanas, principalmente quando falamos de liderança, liderado e empresa. Em meados de 1920 o tema começou a ser abordado e desde então se percebe a necessidade de
desenvolvê-lo. Empresas têm investido em programas de treinamentos para desenvolver seus líderes na competência da inteligência emocional. A partir da análise do perfil de liderança e das necessidades de desenvolvimento, realizada em uma empresa da área de saúde de Curitiba, identificou-se uma liderança composta majoritariamente de pessoas recém-contratadas (menos de dois anos de empresa) e com necessidade de desenvolvimento de competências comportamentais, sendo a inteligência emocional a competência mais predominante. Dessa forma o presente trabalho propõe um programa de desenvolvimento de liderança, baseado nos pilares da inteligência emocional: autoconsciência, autogestão, consciência social e gestão de relacionamentos, a fim de capacitar esses líderes a desenvolver e incentivar seus liderados por meio de uma gestão emocionalmente inteligente, que reflita positivamente em variáveis organizacionais tais como engajamento, produtividade, lucratividade, saúde e bem estar.