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dc.contributor.advisorMariotti, Milton Carlos, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorMonteiro, Fernanda Cândido Figueiredopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T19:16:35Z
dc.date.available2023-05-30T19:16:35Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82392
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Milton Carlos Mariottipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 09/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 83-90pt_BR
dc.description.abstractResumo: As práticas docentes adotam diversas tendências pedagógicas como norteadoras no desenvolvimento dos programas de Educação Infantil. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a visão e as práticas relativas ao brincar aplicadas por educadores da rede de Educação Infantil do Município de Curitiba, Estado do Paraná. Foi realizada uma revisão de literatura para conhecer as produções dos autores clássicos com foco no brincar como uma das principais abordagens no processo de ensino na primeira infância. Para tanto, foram estudados Vygotsky (1998, 2014), Steiner (1995, 2012, 2013, 2014), Piaget (2017) e Montessori (1965, 2021) e mapeados os achados produzidos de forma sistematizada, identificando o cenário atual na literatura. O método de investigação adotado para esta pesquisa foi do tipo qualitativa, com abordagem descritivo-exploratória de natureza interpretativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online, aplicado aos docentes da Educação Infantil. Para a análise qualitativa dos dados foi utilizada a Análise Interpretativa. O resultado identificou como os docentes da Educação Infantil compreendem o brincar em suas práticas pedagógicas diárias e como a formação inicial e continuada interfere nesse processo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Teaching practices adopt several pedagogical trends as guidelines in the development of Early Childhood Education programs. Therefore, this study aimed to analyze the vision and practices related to playing applied by educators from the Early Childhood Education network in the Municipality of Curitiba, State of Paraná. A literature review was carried out to know the productions of classic authors with a focus on playing as one of the main approaches in the teaching process in early childhood. To this end, Vygotsky (1998, 2014), Steiner (1995, 2012, 2013, 2014), Piaget (2017) and Montessori (1965, 2021) were studied and the findings produced in a systematic way were mapped, identifying the current scenario in the literature. The investigation method adopted for this research was qualitative, with a descriptive-exploratory approach of an interpretive nature. Data collection was carried out through an online questionnaire, applied to teachers of Early Childhood Education. For the qualitative analysis of the data, the Interpretative Analysis was used. The result identified how kindergarten teachers understand playing in their daily pedagogical practices and how initial and continuing education interferes in this process.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscolas - Exercicios e jogospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO brincar na educação infantil : teoria e prática na formação e visão dos professorespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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