Submissões recentes

  • EXPLORANDO RIOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DOS PADILHA - CURITIBA-PR 

    Bedretchuk, Gabrielle Mayumi Budal (Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia (UFPR), 2024-04-19)
    Este guia resulta da conclusão do curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Paraná, originado de um artigo e TCC sobre Educação Ambiental na Bacia do Ribeirão dos Padilha - Curitiba/PR. Foi elaborado ...
  • Guia Didático - Desvendando as Águas e Fluxos Escondidos 

    Ramos, Patrícia Silva (Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia (UFPR), 2024-04-16)
    Este guia didático foi desenvolvido como produto final do Trabalho de Conclusão de Curso “Desvendando as águas e fluxos escondidos: reconquista da identidade dos rios urbanos descaracterizados a partir de imagens históricas ...
  • Caderno de Propostas Didáticas para Aulas de Genética Para Professores do Ensino Médio e Superior 

    DE SOUZA, ANA PAULA BABIRESKI; DE OLIVEIRA, BEATRIZ BENÍCIA DUARTE; FERREIRA, EDUARDO DA COSTA; OTTO, ELOISE DE LIMA; LIKES, FERNANDA; RODRIGUES, GABRIELLE; TAQUES, GIULIANA; RIBEIRO, HELOÍSA; DA SILVA, JANAYNA AURYA RODRIGUES; MATEI, JESSICA CRECENCIO; PETERS, JOÃO PEDRO DE LIMA; TROCHEZ, LICET FERNANDA CALAMBAS; GUERRA, NATALIA MARTINS; FRANCO, RAFAELLA ARENDT; MATSUNAGA, SARA SANTOS; TURECK, LUCIANE VIATER; ZAMBIASSE, TATIANE GRAZIELE (2024-04-02)
    Este material foi produzido de forma colaborativa como produto final da disciplina BG042- Práticas em Genética para os Ensinos Fundamental e Médio, ofertada ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade ...
  • Inservíveis: 

    Corrêa, Ronaldo; Fabris, Yasmin (UFPR, 2024-03-11)
    Os textos que seguem nesta publicação marcam mais um desdobramento do projeto: produções críticas elaboradas a partir dos trabalhos presentes na Inservíveis. Convidamos pesquisadoras(es), artistas e jornalistas para escrever ...
  • Design & Cultura. 

    Corrêa, Ronaldo; Queluz, Marilda (UFPR, 2023-11-27)
    As conversas e discussões realizadas no ano de 2022 acerca do tema Design e Educação evidenciaram que aprender e ensinar são práticas imbricadas, coletivas e individuais. Situando o design como uma área interdisciplinar, ...
  • Design & Cultura. 

    Corrêa, Ronaldo; Queluz, Marilda (UFPR, 2023-09-27)
    Este volume é uma produção coletiva a partir das pesquisas e debates realizados pelo Grupo de Pesquisa Design & Cultura no ano de 2021. Em um período triste e caótico de nosso país, marcado pelo avanço da extrema direita ...
  • Guia Didático com propostas de atividades para as aulas de Geografia e Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental: os "primeiros passos" explorando a ferramenta Google Earth para celular 

    Lima, Carlos Wilson de (Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia (UFPR), 2023-09-04)
    Esse guia didático é produto do Trabalho de Conclusão de Curso “Guia Didático com propostas de atividades para as aulas de Geografia e Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental: os primeiros passos explorando a ferramenta ...
  • ESTUDO DO ZONEAMENTO E USO DO SOLO NA CIDADE EM AULAS DE GEOGRAFIA: PLANO DE AULA PRÁTICA 

    Schilipack, Priscila (2023-08-07)
    A atividade prática nas aulas de Geografia, além de configurar-se como um diferencial no cotidiano escolar, contribui de maneira expressiva para o desenvolvimento da percepção espacial do aluno em diferentes ângulos de ...
  • Cadernos de teoria e história do design: reflexões sobre a história do design internacional (séculos XVIII e XIX) 

    Zacar, Cláudia; Duderstadt, Adriana; Grabowski, Ariadne; Meurer, Augusto; Seron, Carina; da Costa, Julio Teodoro; Rampazzo, Karina; Oliveira, Lucas; Minozzo, Marcele; Takashi, Marco; Brehm, Marcos; Mayer, Matheus; Aragão, Pamela; Barros, Thales (2022)
  • Guia: representantes do poder público municipal 

    Prado, Gheysa; Daros, Carolina; Zacar, Cláudia; Santos, Carolina Teixeira dos; Corrêa, Felipe Augusto; Oliveira, Bruna Martins de; Muñoz, Gabriel Viscarra; Ciuneck, Isabela Amanda; Pandini, Julia Raniero; Paz, Líber (2021)
  • Guia: consciência negra e representatividade 

    Prado, Gheysa; Daros, Carolina; Zacar, Cláudia; Santos, Carolina Teixeira dos; Corrêa, Felipe Augusto; Oliveira, Bruna Martins de; Muñoz, Gabriel Viscarra; Ciuneck, Isabela Amanda; Pandini, Julia Raniero; Paz, Líber (2021)
  • Guia: os três poderes 

    Prado, Gheysa; Daros, Carolina; Zacar, Cláudia; Santos, Carolina Teixeira dos; Corrêa, Felipe Augusto; Oliveira, Bruna Martins de; Muñoz, Gabriel Viscarra; Ciuneck, Isabela Amanda; Pandini, Julia Raniero; Paz, Líber (2021)
  • Guia sobre racismo 

    Prado, Gheysa; Daros, Carolina; Zacar, Cláudia; Santos, Carolina Teixeira dos; Corrêa, Felipe Augusto; Oliveira, Bruna Martins de; Muñoz, Gabriel Viscarra; Ciuneck, Isabela Amanda; Pandini, Julia Raniero; Paz, Líber (2021)
  • Linguagem não racista 

    Prado, Gheysa; Daros, Carolina; Zacar, Cláudia; Santos, Carolina Teixeira dos; Corrêa, Felipe Augusto; Oliveira, Bruna Martins de; Muñoz, Gabriel Viscarra; Ciuneck, Isabela Amanda; Pandini, Julia Raniero; Paz, Líber (2021)
  • Guia sobre a luta LGBTQIA+ 

    Prado, Gheysa; Daros, Carolina; Zacar, Cláudia; Santos, Carolina Teixeira dos; Oliveira, Bruna Martins de; Muñoz, Gabriel Viscarra; Corrêa, Felipe Augusto; Ciuneck, Isabela Amanda; Pandini, Julia Raniero; Paz, Líber (2021)
  • Guia LGBTQIA+ 

    Prado, Gheysa; Daros, Carolina; Zacar, Cláudia; Paz, Líber; Santos, Carolina Teixeira dos; Corrêa, Felipe Augusto; Oliveira, Bruna Martins de; Muñoz, Gabriel Viscarra; Ciuneck, Isabela Amanda; Pandini, Julia Raniero (2021)
  • Guia da linguagem não sexista 

    Prado, Gheysa; Daros, Carolina; Zacar, Cláudia; Paz, Líber; Santos, Carolina Teixeira dos; Corrêa, Felipe Augusto; Oliveira, Bruna Martins de; Muñoz, Gabriel Viscarra; Ciuneck, Isabela Amanda; Pandini, Julia Raniero (2021)
  • Comunicação empática 

    Prado, Gheysa; Daros, Carolina; Zacar, Cláudia; Santos, Carolina Teixeira dos; Corrêa, Felipe Augusto; Oliveira, Bruna Martins de; Muñoz, Gabriel Viscarra; Ciuneck, Isabela Amanda; Pandini, Julia Raniero; Paz, Líber (2021)