A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem
Resumo
Este trabalho destaca a importância das brincadeiras e jogos lúdicos no processo de aprendizagem no contexto escolar do ensino infantil. Foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo feita em escolas municipais situadas em Paranaguá incluindo em seu corpus professores, alunos e comunidade escolar. Durante os encontros desenvolvidos nas escolas foram aplicados os conteúdos da grade curricular abordados na Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná – litoral. O GT do PEGPEDI se compunha de 15 pesquisadores espargidos pelas escolas do ensino infantil situadas no município. Os resultados confirmam que os brinquedos e jogos lúdicos (Kishimoto, 1994) tratam-se de um conjunto de preceitos educativos de alcance universal (Röhrs e Montessori 2010), que devem ser utilizados em uma concepção pedagógica inclusiva (Freire, 1996), como instrumentos pedagógicos para a aprendizagem (Vygotsky, 1991).