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dc.contributor.advisorCunha, Cleverson Renan da, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Kauê Augusto Oliveira, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humanopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T18:37:56Z
dc.date.available2022-08-10T18:37:56Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77706
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Cleverson Renan da Cunhapt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humanopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No centro do entendimento da cultura organizacional estão os conceitos de valores e crenças pessoais em um contexto coletivo. As grandes empresas brasileiras do setor florestal, atuam em diversos locais diferentes, do ponto de vista socioeconômico e cultural, o que gera grande diferença cultural entre as equipes florestais e a planta fabril. Esse panorama é agravado, quando considera-se o contexto histórico-cultural, e o abismo socioeconômico entre as populações urbanas e rurais. Este estudo buscou diagnosticar, quantificar e qualificar as diferenças de difusão e percepção de cultura entre as operações florestais e a gestão das grandes empresas florestais no Brasil. Para isso, foi elaborado um questionário semi-estruturado, com uso de análise quantitativa (descritiva e porcentual) e qualitativa (algoritmo de nuvem de palavras) da percepção de funcionários do setor, quanto à cultura organizacional. Na fase 02, foi elaborado um questionário aberto, que analisou as diferenças de percepção em 02 grandes empresas florestais (A e B). Foram convidados 02 engenheiros florestais/empresa (01 da operação e 01 da gestão/planejamento) e comparadas suas respostas. As respostas do questionário semi-estruturado, demonstraram feedback positivo (mínimo de 62,5%), porém a comunicação resultou em 37,5% de insatisfação. Com base nas entrevistas, foi notável a diferença de percepção de cultura, entre os engenheiros florestais de setores diferentes, diferença que foi maior na empresa A. Concluiu-se que no setor, valores como: qualidade, comprometimento (colaborador-empresa-cliente), segurança, inovação e competitividade, estão arraigados na base da formação da cultura organizacional das empresas florestais. Por fim, a comunicação parece ser um fator crítico que demanda melhorias.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectProdutos florestaispt_BR
dc.titleDiferenças culturais entre a gestão e as operações florestais em empresas do setor : um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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