Recomendações de acessibilidade e usabilidade para Chatbots web : inclusão do usuário cego
Resumo
Resumo: Cada vez mais, a acessibilidade Web tem auxiliado na inclusão das pessoas cegas possibilitando maior igualdade de oportunidades. Na Web, onde encontramos incontáveis serviços e informações, viu-se o crescimento dos chamados chatbots, que são interfaces conversacionais que buscam facilitar a interação entre humanos e máquinas imitando a conversa de um ser humano real. Considerando este cenário, o potencial inclusivo desta tecnologia e o desafio para o design de traduzir a experiência visual para o sentido da audição, esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar uma proposta de modelo de recomendações de acessibilidade para chatbots Web, visando tornar estes mais compatíveis com os leitores de tela utilizados pelas pessoas cegas. A metodologia, de caráter exploratório, foi composta por 4 fases. Na fase1, foi realizada uma revisão narrativa de literatura para familiarizar-se com o problema e outra sistemática baseada em artigos científicos, para identificar lacunas de estudo. A fase 2 contou com três procedimentos: 1) Entrevistas com usuários cegos para compreender como navegam e usam os chatbots na Web, identificando as principais as barreiras de acesso; 2) Avaliações funcionais de acessibilidade em três chatbots Web com especialistas, para mapear inconsistências de padrões de acessibilidade utilizando o leitor de telas NVDA (Non- Visual Desktop Access) e; 3) Grupo focal com profissionais/desenvolvedores de chatbots, para compreender como eles projetam chatbots acessíveis para às pessoas cegas. Na fase seguinte (fase 3), fez-se a triangulação dos dados coletados nos procedimentos das fases anteriores, resultando na proposição de 6 grupos de recomendações. Na última fase, foi realizado um workshop seguido de um questionário, para avaliar o modelo proposto junto aos profissionais e interessados no tema. Os resultados da avaliação apresentaram um índice de aprovação média de 85% das recomendações nos 5 primeiros grupos e 78,6% no último grupo. Concluiu-se, portanto, que os objetivos foram atingidos sendo que o modelo de recomendações proposto apresenta contribuições para o desenvolvimento de chatbots Web mais acessíveis às pessoas cegas. Por fim, o modelo tem potencial para servir como um guia inicial para designers e desenvolvedores de chatbots, complementando os padrões existentes de acessibilidade: e-MAG 3.1, WCAG 2.1 e WAI-ARIA 1.1. Palavras-chave: Chatbot. Acessibilidade. Pessoas cegas. Desenho Universal. Abstract: Increasingly, Web accessibility has helped to include blind people, enabling greater equality of opportunity. On the Web, where we found countless services and information, we saw the growth of so-called chatbots, which are conversational interfaces that seek to facilitate the interaction between humans and machines imitating the conversation of a real human being. Considering this scenario, the inclusive potential of this technology and the challenge for the design to translate the visual experience into the sense of hearing, this research had the general objective of developing a proposal for a model of accessibility recommendations for Web chatbots, aiming to make them more compatible with screen readers used by blind people. The exploratory methodology was composed of 4 phases. In phase 1, a narrative literature review was carried out to familiarize yourself with the problem and another systematic based on scientific articles, to identify gaps in the study. Phase 2 had three procedures: 1) Interviews with blind users to understand how they browse and use chatbots on the Web, identifying the main barriers to access; 2) Functional assessments of accessibility in three Web chatbots with specialists, to map inconsistencies in accessibility standards using the NVDA (Non-Visual Desktop Access) screen reader and; 3) Focus group with chatbot professionals / developers, to understand how they design accessible chatbots for blind people. In the next phase (phase 3), the data collected in the procedures of the previous phases were triangulated, resulting in the proposition of 6 groups of recommendations. In the last phase, a workshop was held, followed by a questionnaire, to evaluate the proposed model with professionals and those interested in the theme. The evaluation results showed an average approval rate of 85% of the recommendations in the first 5 groups and 78.6% in the last group. It was concluded, therefore, that the objectives were achieved and that the proposed model of recommendations presents contributions to the development of Web chatbots more accessible to blind people. Finally, the model has the potential to serve as an initial guide for chatbot designers and developers, complementing existing accessibility standards: e-MAG 3.1, WCAG 2.1 and WAI-ARIA 1.1. Keywords: Chatbot. Accessibility. Blind people. Universal Design.
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