Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRagievicz, Matheus França, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherRasia, Gesualda dos Santos, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-10-19T16:41:20Z
dc.date.available2019-10-19T16:41:20Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61941
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Gesualda de Lourdes dos Santos Rasiapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 18/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 213-217pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Na presente dissertação buscamos compreender sentidos produzidos no entreposto da falha do processo de interpelação ideológica e do impossível de (não) dizer que tomam como suporte diferentes materialidades significantes: a voz e a parede. Para tanto, os fatos de linguagem analisados partem da transcrição de encontros temáticos sobre cinema realizados no ano de 2018, do qual participaram adolescentes em situação de encarceramento juvenil. Os integrantes da pesquisa cumpriam medida socioeducativa de privação total de liberdade num Centro de Socioeducação - CENSE na região de metropolitana de Curitiba. No texto, resultado de constantes revisões, priorizamos a reflexão sobre práticas discursivas que atestam "formas de assujeitamento dos adolescentes" e o modo como a instituição socioeducativa faz funcionar "uma condição imaginária na tomada de palavra em seu interior". Além disso, a noção de contradição é mobilizada a fim de apreender o funcionamento repressivo do CENSE, tomado como uma das instituições que compõem o Aparelho Repressivo de Estado - ARE. Portanto, inscritos na Análise de Discurso (AD) de linha francesa, demonstramos como a falha e o impossível se relacionam com diferentes fatos de linguagem, possibilitando aos sujeitos encarcerados práticas de resistência por vias que confrontam o dispositivo normativo da socioeducação para constituir formas, ainda que proibidas, nas quais é possível grafar dizeres ligados à subjetividade. Palavras-chave: Linguística. Discurso. Privação de Liberdade. CENSE.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the present dissertation, we try to understand the meanings that are produced in the link between the break of the process of ideological interpellation and the impossible of (not) saying. The processes take support in different signifying materiality: the voice and the wall. In order to do so, the language facts analyzed are composed by transcriptions of thematic meetings about movies that were held during 2018, in which attended teenagers that were incarcerated. The research participants were in a situation of socio-educative total deprivation of freedom in a Socioeducational Center (CENSE), in the metropolitan area of Curitiba. In the text, a result of constant revisions, we prioritize the reflection upon the discursive practices that attest the "forms of incarcerated teenager's subjectification" and the way that the socio-educational institution makes "an imaginary condition in the taking of the word in its interior" work. Besides, the notion of contradiction is mobilized in order to apprehend the repressive function of the CENSE, as one of the institutions that compose the State Repressive Apparatus. Therefore, inscribed in the French Discourse Analysis, we demonstrate how the break and the impossible are related to different language facts, allowing the subjects who are incarcerated practices of resistance through ways that confront the socio-educational normative apparatus to build forms, even if prohibited, in which it is possible to write sayings connected to subjectivity. Keywords: Linguistics. Discourse. Freedom deprivation. CENSE.pt_BR
dc.format.extent225 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectExclusão social (Menores)pt_BR
dc.subjectAssistencia a menorespt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleVozes que sangram, paredes que falam : da falha e do impossível no discursopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples