Vozes que sangram, paredes que falam : da falha e do impossível no discurso
Resumo
Resumo: Na presente dissertação buscamos compreender sentidos produzidos no entreposto da falha do processo de interpelação ideológica e do impossível de (não) dizer que tomam como suporte diferentes materialidades significantes: a voz e a parede. Para tanto, os fatos de linguagem analisados partem da transcrição de encontros temáticos sobre cinema realizados no ano de 2018, do qual participaram adolescentes em situação de encarceramento juvenil. Os integrantes da pesquisa cumpriam medida socioeducativa de privação total de liberdade num Centro de Socioeducação - CENSE na região de metropolitana de Curitiba. No texto, resultado de constantes revisões, priorizamos a reflexão sobre práticas discursivas que atestam "formas de assujeitamento dos adolescentes" e o modo como a instituição socioeducativa faz funcionar "uma condição imaginária na tomada de palavra em seu interior". Além disso, a noção de contradição é mobilizada a fim de apreender o funcionamento repressivo do CENSE, tomado como uma das instituições que compõem o Aparelho Repressivo de Estado - ARE. Portanto, inscritos na Análise de Discurso (AD) de linha francesa, demonstramos como a falha e o impossível se relacionam com diferentes fatos de linguagem, possibilitando aos sujeitos encarcerados práticas de resistência por vias que confrontam o dispositivo normativo da socioeducação para constituir formas, ainda que proibidas, nas quais é possível grafar dizeres ligados à subjetividade. Palavras-chave: Linguística. Discurso. Privação de Liberdade. CENSE. Abstract: In the present dissertation, we try to understand the meanings that are produced in the link between the break of the process of ideological interpellation and the impossible of (not) saying. The processes take support in different signifying materiality: the voice and the wall. In order to do so, the language facts analyzed are composed by transcriptions of thematic meetings about movies that were held during 2018, in which attended teenagers that were incarcerated. The research participants were in a situation of socio-educative total deprivation of freedom in a Socioeducational Center (CENSE), in the metropolitan area of Curitiba. In the text, a result of constant revisions, we prioritize the reflection upon the discursive practices that attest the "forms of incarcerated teenager's subjectification" and the way that the socio-educational institution makes "an imaginary condition in the taking of the word in its interior" work. Besides, the notion of contradiction is mobilized in order to apprehend the repressive function of the CENSE, as one of the institutions that compose the State Repressive Apparatus. Therefore, inscribed in the French Discourse Analysis, we demonstrate how the break and the impossible are related to different language facts, allowing the subjects who are incarcerated practices of resistance through ways that confront the socio-educational normative apparatus to build forms, even if prohibited, in which it is possible to write sayings connected to subjectivity. Keywords: Linguistics. Discourse. Freedom deprivation. CENSE.
Collections
- Dissertações [358]