Consumo de drogas no ambiente escolar : processo de sensibilização e conscientização
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Data
2019Autor
Rodrigues, Eva de Fátima da Silva
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Resumo : Este trabalho de intervenção teve como objetivos: esclarecer a comunidade escolar à prevenção do uso de drogas, dentro e fora do ambiente escolar; orientar alunos, educadores, pais e familiares na busca de ações coletivas preventivas frente ao uso de drogas; oportunizar debates e reflexões sobre os fatores sociais, familiares e econômicos que influenciam no uso de drogas e contribuir na formação e orientação das ações antidrogas. O estudo foi realizado no colégio Estadual Padre Antônio Vieira, município de São José dos
Pinhais/PR, no segundo semestre de 2018. Diante da realidade da violência urbana entre vários tipos, destacamos as drogas lícitas e não lícitas que motivou e justificou a execução da intervenção. O público alvo da intervenção foram 60 alunos dos sextos anos do ensino fundamental, sendo as duas turmas do período vespertino, os alunos são oriundos de uma comunidade carente, nas proximidades da escola. O enfoque maior com os sextos anos, uma vez que tivemos muitos alunos envolvidos com álcool nesta série. A Metodologia constituiu-se em um projeto de intervenção dividido em três etapas: 1ªEtapa: Reunião entre professores e equipe pedagógica, com a finalidade de apresentação do projeto de intervenção, onde foi discutido as atividades que seriam trabalhadas na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas dentro e fora do ambiente escolar, os pais seriam convidados para uma palestra com a Patrulha Escolar através de bilhetes impressos. 2ª Etapa: Reunião de pais e mestres, na qual foi proferida uma palestra intitulada "Combate ao uso de Drogas e Bullying no ambiente escolar", pela Patrulha Escolar (BPEC). Para tanto, pais e alunos foram convidados através de bilhetes impressos.", palestra esta seguida de uma roda de conversa com objetivo de orientação eesclarecimento aos pais, alunos e demais presentes. 3ª
Etapa: Visando a sensibilização dos alunos, foram realizadas várias atividades educativas com pesquisas sobre as drogas lícitas e ilícitas na sala de informática, produção de cartazes informativos para o não uso de drogas, projeto de leitura com produções textuais e paródias musicais utilizando as revistas Turma da Tina e da Mônica,com apresentações e descontração no evento "Semana de Interação e Cultura na Escola". Os Resultados obtidos com a implementação do projeto foram a conscientização, esclarecimento sobre a prevenção do uso da droga e do bulliyng por parte dos alunos e pais. Conclusão: O projeto implementado foi de grande relevância para a comunidade escolar, pois se iniciou um processo de sensibilização e mudança de hábitos, o qual demanda tempo para se consolidar e que juntas, comunidade e escola, poderão tomar medidas que garantirão o bem estar dos jovens da comunidade.