Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLisboa, Jovenil dos Santospt_BR
dc.contributor.otherSarquis, Leila Maria Mansano, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherMeier, Marineli Joaquim, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T17:43:15Z
dc.date.available2020-03-05T17:43:15Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59499
dc.descriptionOrientadora : Profª Dra. Leila Maria Mansano Sarquispt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª Dra. Marineli Joaquim Meyerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo desenvolver uma intervenção pedagógica em Ensino de Saúde. Para isto preparou-se uma sequência de 9 aulas com a temática higiene corporal que foram utilizadas em uma turma de 6º ano do Ensino fundamental em uma escola da rede pública do Estado do Paraná com estudantes em idade entre 10 e 12 anos no mês de novembro de 2018. Na intervenção, as atividades lúdicas e aulas dialogadas foram as metodologias escolhidas como forma de minimizar possíveis abordagens incômodas com o tema. A intervenção comprometeu-se com a busca de um processo de mudança capaz de amenizar as problemáticas envolvidas na temática higiene corporal do contexto estudado. Os resultados da prática apontam para a necessidade de o professor estabelecer um processo contínuo de reflexão da prática educacional no Ensino em Saúde para o Ensino Fundamental. Também a necessidade de firmar parcerias com os profissionais da saúde, ainda, para que as aulas alcancem os objetivos esperados, o professor precisa se preparar e planejar tudo com antecedência; buscar formação docente para abordagens em Saúde assim colaborando para a formação do educando em práticas saudáveis e com qualidade de vida. Os resultados mostraram que este tipo de trabalho colabora para que o professor pesquisador reflita sobre sua prática pedagógica para identificar falhas e aperfeiçoar práticas adequadas ao Ensino de Saúde no Ensino Fundamental. Há necessidade de planejar se atividades que possibilitem o professor abordar estes temas levandose em consideração uma conjectura de inclusão social nas abordagens do Ensino em Saúde.pt_BR
dc.format.extent30 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCrianças - Saúde e higienept_BR
dc.titleA escola colaborando com a família no desenvolvimento de hábitos de higiene corporal em seus educandos : um projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples