Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMENDES, ANA LUIZA
dc.contributor.authorCAMPOS, EMERSON CORTEZ GALLEGO
dc.contributor.authorRADOMSKI, FERNANDO APARECIDO DIAS
dc.contributor.authorSILVA, HELOISA ROBERTO PINHEIRO DA SILVA
dc.contributor.authorSEBBEN, ISADORA CAROLINE
dc.contributor.authorMARIANO, LEILA SELEME
dc.contributor.authorDARIO, PRISCILA PAOLA
dc.contributor.authorBARBOSA, WALESKA DA SILVA
dc.contributor.authorMARIANO, ANDRÉ BELLIN
dc.date.accessioned2018-11-20T17:38:41Z
dc.date.available2018-11-20T17:38:41Z
dc.date.issued2018-11-20
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58075
dc.description.abstractEm contrapartida à forma tradicional de ensino, onde os alunos aprendem de forma passiva e agem de maneira individualista ou competitiva, existem as metodologias inovadoras de ensino. Tais metodologias podem gerar ganhos cognitivos superiores aos alunos quando comparadas as técnicas tradicionais e até desenvolver suas habilidades sociais dependendo do caso e da sua forma de aplicação. Nesse contexto, este trabalho avaliou as principais características, de acordo com a ferramenta “5W2H”, das seguintes metodologias inovadoras de ensino: Project-based learning, Problem-based Learning, Discovery Learning, Inquiry Learning, Case-based Learning, Just-in-Time Teaching, Colaborative Learning, Cooperative Learning e Project-led Education. Através das informações obtidas, realizou-se uma análise comparativa entre estes diferentes métodos, de modo que interessados no assunto podem utilizar esta análise para conhecer os aspectos mais importantes de cada técnica, ou ainda, como uma ferramenta de escolha entre as diferentes metodologias.pt_BR
dc.format.medium22 páginaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofO documento encontra-se disponível na versão OpenDocument (.odf) e Portable Document Format (.pdf)pt_BR
dc.relation.ispartofseriesREA-POS;004
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectMaterial produzido na disciplina de Métodos de Ensino Inovadores para Engenharia do Programa de Pós graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) como atividade complementar aos estudos realizados em sala de aula. O conteúdo deste documento pode ser usado como forma auxiliar no estudo da ciência, ensino e extensão.pt_BR
dc.titleUma revisão sobre as principais metodologias de ensino e suas diferençaspt_BR
dc.typeTextpt_BR
dc.contributor.eventMaterial produzido na Disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia pela turma de 2018.2 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil