Uma revisão sobre as principais metodologias de ensino e suas diferenças
Data
2018-11-20Autor
MENDES, ANA LUIZA
CAMPOS, EMERSON CORTEZ GALLEGO
RADOMSKI, FERNANDO APARECIDO DIAS
SILVA, HELOISA ROBERTO PINHEIRO DA SILVA
SEBBEN, ISADORA CAROLINE
MARIANO, LEILA SELEME
DARIO, PRISCILA PAOLA
BARBOSA, WALESKA DA SILVA
MARIANO, ANDRÉ BELLIN
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Em contrapartida à forma tradicional de ensino, onde os alunos aprendem de forma passiva e agem de maneira individualista ou competitiva, existem as metodologias inovadoras de ensino. Tais metodologias podem gerar ganhos cognitivos superiores aos alunos quando comparadas as técnicas tradicionais e até desenvolver suas habilidades sociais dependendo do caso e da sua forma de aplicação. Nesse contexto, este trabalho avaliou as principais características, de acordo com a ferramenta “5W2H”, das seguintes metodologias inovadoras de ensino: Project-based learning, Problem-based Learning, Discovery Learning, Inquiry Learning, Case-based Learning, Just-in-Time Teaching, Colaborative Learning, Cooperative Learning e Project-led Education. Através das informações obtidas, realizou-se uma análise comparativa entre estes diferentes métodos, de modo que interessados no assunto podem utilizar esta análise para conhecer os aspectos mais importantes de cada técnica, ou ainda, como uma ferramenta de escolha entre as diferentes metodologias.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: