Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVilla, Soraia Márcia dos Santos Carvalhopt_BR
dc.contributor.otherSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T14:42:49Z
dc.date.available2019-11-18T14:42:49Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54815
dc.descriptionOrientadora : Profª Ms. Adriana Teles de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo tem como objetivo abordar o uso dos dispositivos móveis como ferramenta pedagógica no contexto da sala de aula refletindo sobre o papel do coordenador pedagógico frente ao uso das novas tecnologias como parte fundamental do trabalho transdisciplinar e interdisciplinar que a o mundo digital impõe à educação pública de qualidade. Buscou-se estuda ro nível de acessibilidade da população aos dispositivos móveis e inclusão digital através do uso da rede de internet e telefonia celular, sua relação com o espaço escolar visando enfrentar os desafios da era digital.Discutiu-se sob as bases teóricas de Moran (1999, 2000)o ensino e a aprendizagem a partir de práticas pedagógicas voltadas para a pesquisa dialogando com o pensamento de Antunes de Sá (2013) que aborda a importância da descoberta dos conceitos e a necessidade de qualificar os professores para atuar como mediadores do conhecimento através do uso das novas tecnologias, com Demo (1996)observamos a possibilidade de educar pela pesquisa,práticas que colocam o aluno no protagonismo do processo utilizando-se como canais de comunicação em conformidade com as ideias de Lorenzo (2013)sobre o uso dos recursos da internet em redes sociais com uma finalidade de beneficiar o processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.format.extent21 p. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.titleA coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digitalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples