dc.contributor.author | Villa, Soraia Márcia dos Santos Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.other | Souza, Adriana Teles de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T14:42:49Z | |
dc.date.available | 2019-11-18T14:42:49Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54815 | |
dc.description | Orientadora : Profª Ms. Adriana Teles de Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo tem como objetivo abordar o uso dos dispositivos móveis como
ferramenta pedagógica no contexto da sala de aula refletindo sobre o papel do
coordenador pedagógico frente ao uso das novas tecnologias como parte
fundamental do trabalho transdisciplinar e interdisciplinar que a o mundo digital
impõe à educação pública de qualidade. Buscou-se estuda ro nível de
acessibilidade da população aos dispositivos móveis e inclusão digital através
do uso da rede de internet e telefonia celular, sua relação com o espaço
escolar visando enfrentar os desafios da era digital.Discutiu-se sob as
bases teóricas de Moran (1999, 2000)o ensino e a aprendizagem a partir de
práticas pedagógicas voltadas para a pesquisa dialogando com o
pensamento de Antunes de Sá (2013) que aborda a importância da
descoberta dos conceitos e a necessidade de qualificar os professores
para atuar como mediadores do conhecimento através do uso das novas
tecnologias, com Demo (1996)observamos a possibilidade de educar pela
pesquisa,práticas que colocam o aluno no protagonismo do processo
utilizando-se como canais de comunicação em conformidade com as ideias de
Lorenzo (2013)sobre o uso dos recursos da internet em redes sociais com uma
finalidade de beneficiar o processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |