Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Milene Zanoni da, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorHanke, Danielpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T22:13:12Z
dc.date.available2022-08-11T22:13:12Z
dc.date.issued2022-08-11T19:12:09Zpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54439
dc.descriptionOrientadora: Milene Zanoni da Silva Vosgeraupt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A internalização é um dos mecanismos predominantes na educação formal convencional e pretende garantir a continuidade metabólica da ordem social vigente. Enquanto mecanismo alienador a internalização atua por vários dispositivos, entre eles podem ser destacados a simplificação dos conceitos e a defesa de um sistema educacional baseado na divisão social do trabalho na sociedade capitalista. O conceito solo, assim como suas implicações na realidade, tem sido refém desse processo, pois ao se desconsiderar o solo enquanto parte de uma construção social e ambiente de relacionamento multidimensional de grupos, ignora-se a relevância desse elemento no campo do desenvolvimento humano e cultural. Portanto, esse trabalho teve por objetivo contribuir com o enriquecimento do conceito solo, tendo-se como foco a crítica da educação formal institucional e a concepção do meio ambiente construído, utilizando-se de uma argumentação teórica bibliográfica. Os resultados do estudo mostram que os temas envolvidos na argumentação contribuem de forma diferencial com o enriquecimento do conceito solo, entendido não apenas enquanto corpo natural independente dos processos sociais, mas também enquanto espaço de produção e reprodução de relações humanas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (15 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectSolo - Uso - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleReflexão crítica do conceito solo : um olhar sobre a educação e sobre o meio ambiente construídopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples