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dc.contributor.authorEspíndola, Arianept_BR
dc.contributor.otherCunha, Cleverson Renan da, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-15T19:58:56Z
dc.date.available2018-08-15T19:58:56Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54219
dc.descriptionOrientador : Cleverson Renan da Cunhapt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo científico aborda a implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) de uma empresa multinacional, líder mundial na produção de compressores herméticos para refrigeração. A empresa, com sede no Brasil, está presente em três continentes e possui unidades nos Estados Unidos, Rússia, México, China, Itália e Eslováquia. A ideia da criação do CSC se deu em razão da necessidade de agregar valor ao negócio a partir da padronização e otimização dos processos chamados de apoio por meio do compartilhamento de atividades, trazendo melhora no tempo de resposta tanto para os clientes internos como externos. Além disso, experiências na implantação do CSC tem revelado redução de custos, pois atividades administrativas pulverizadas em cada unidade do negócio mostram-se mais custosas para a empresa. A situação problema, diante do contexto exposto, é: qual o diagnóstico da situação atual após a implantação de 100% do CSC para a área de Tecnologia da Informação na empresa estudada e quais as melhorias necessárias? O objetivo de pesquisa foi demonstrar o processo de implantação de um CSC na empresa estudada e descrever quais os pontos que ainda precisam de melhorias. O CSC foi implantado na unidade da Eslováquia, país da Europa Central, isto em razão da localização estratégica dessa unidade que fica entre a sede da empresa no Brasil e sua segunda e mais importante unidade localizada na China. A metodologia utilizada é o Estudo de Caso, com análise qualitativa.pt_BR
dc.format.extent13 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.titleCase empresarial : implementação de um centro de serviços compartilhados para setor de tecnologia da informaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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