Testes de triagem do desenvolvimento nos primeiros 36 meses de vida como fator prognóstico de desempenho escolar em crianças prematuras
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Data
2016Autor
Santos, Fernanda Wagner Fredo dos
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Resumo : Objetivo: Comparar os resultados dos testes de Denver II e Cognitive Adaptive
Test/Clinical Linguistic and Auditory Milestone Scale (CAT-CLAMS) em crianças entre
6 e 36 meses, nascidas prematuras, com os escores obtidos nos testes de Mini-Mental
State Examination (MMSE), Mini-Mental Adaptado para a faixa etária Pediátrica
(MMAP), Escala de Vanderbilt para Pais (EVP), Lista de Sintomas Pediátricos (LSP),
Diagnóstico Operatório de Piaget (DOP) e Análise Pedagógica (AP), realizada por
psicopegoga, com de testes de leitura, escrita e raciocínio matemático próprios e
padronizados, aplicados nas mesmas crianças, atualmente em idade escolar, para
definir se a triagem precoce alerta para distúrbios de aprendizagem e
comportamentais futuros.
Método: Reavaliação de 41 prematuros, atualmente entre 7 e 14 anos, testados com
MMSE, MMAP, EVP, LSP, DOP e AP, com primeira avaliação entre o 6ºe 36º mês de
vida com Denver II e CAT/CLAMS. Análise estatística comparando os desfechos da
primeira e segunda avaliações, com utilização dos métodos de McNemar e quiquadrado de Pearson, considerados resultados com p-valor =0,05.
Resultados: Reprovação em CLAMS para idade corrigida foi compatível com
alterações futuras na LSP e MMAP (ambos p = 0,02) e transtorno de conduta na EVP
(p = 0,04). Em CAT para idade corrigida, reprovação foi correlacionada com alterações
no MMAP e transtorno de conduta na EVP (ambos p = 0,02), transtorno de
ansiedade/depressão na EVP e escrita na AP (ambos p = 0,04) e LSP positiva (p =
0,007). Reprovações obrigatórias e questionáveis no Denver II nos critérios PessoalSocial e Motor-Adaptativo, em idade cronológica ou corrigida, relacionam-se com
alterações futuras comportamentais e de aprendizagem.
Conclusões: alterações nos testes de Denver II e CAT/CLAMS nos primeiros 36
meses de vida sugerem dificuldade de aprendizagem futura, e indicam
acompanhamento multiprofissional principalmente na transição para a idade escolar. Objetivo: Comparar os resultados dos testes de Denver II e Cognitive Adaptive
Test/Clinical Linguistic and Auditory Milestone Scale (CAT-CLAMS) em crianças entre
6 e 36 meses, nascidas prematuras, com os escores obtidos nos testes de Mini-Mental
State Examination (MMSE), Mini-Mental Adaptado para a faixa etária Pediátrica
(MMAP), Escala de Vanderbilt para Pais (EVP), Lista de Sintomas Pediátricos (LSP),
Diagnóstico Operatório de Piaget (DOP) e Análise Pedagógica (AP), realizada por
psicopegoga, com de testes de leitura, escrita e raciocínio matemático próprios e
padronizados, aplicados nas mesmas crianças, atualmente em idade escolar, para
definir se a triagem precoce alerta para distúrbios de aprendizagem e
comportamentais futuros.
Método: Reavaliação de 41 prematuros, atualmente entre 7 e 14 anos, testados com
MMSE, MMAP, EVP, LSP, DOP e AP, com primeira avaliação entre o 6ºe 36º mês de
vida com Denver II e CAT/CLAMS. Análise estatística comparando os desfechos da
primeira e segunda avaliações, com utilização dos métodos de McNemar e quiquadrado de Pearson, considerados resultados com p-valor =0,05.
Resultados: Reprovação em CLAMS para idade corrigida foi compatível com
alterações futuras na LSP e MMAP (ambos p = 0,02) e transtorno de conduta na EVP
(p = 0,04). Em CAT para idade corrigida, reprovação foi correlacionada com alterações
no MMAP e transtorno de conduta na EVP (ambos p = 0,02), transtorno de
ansiedade/depressão na EVP e escrita na AP (ambos p = 0,04) e LSP positiva (p =
0,007). Reprovações obrigatórias e questionáveis no Denver II nos critérios PessoalSocial e Motor-Adaptativo, em idade cronológica ou corrigida, relacionam-se com
alterações futuras comportamentais e de aprendizagem.
Conclusões: alterações nos testes de Denver II e CAT/CLAMS nos primeiros 36
meses de vida sugerem dificuldade de aprendizagem futura, e indicam
acompanhamento multiprofissional principalmente na transição para a idade escolar.