dc.contributor.author | Cano, Clarice Cortez Cassero | pt_BR |
dc.contributor.other | Medeiros, Lilian de, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-28T00:24:09Z | |
dc.date.available | 2021-07-28T00:24:09Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53840 | |
dc.description | Orientadora : Profª Me. Lilian de Medeiros | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Nos dias atuais as parcerias são a chave para uma sociedade mais justa e igualitária. A partir do momento que as diferentes esferas sociais, educacionais e políticas unem-se em prol de objetivos comuns visando o fortalecimento das questões de igualdade, melhora na qualidade de vida das pessoas em estado de vulnerabilidade social e garantia de acessibilidade e permanência dos estudantes na escola tem-se a concretização dos ideais democráticos e inclusivos. Esta pesquisa objetivou analisar a contribuição da educação, da assistência social e políticas públicas no enfrentamento da condição de extrema pobreza no Brasil resgatando a dignidade das famílias que se encontram nesta situação. Especificamente verificar a educação e a assistência social como direito para igualdade. Este estudo é uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que o assistente social indica possibilidades para o enfrentamento dos mais diversos problemas sociais vividos pelas famílias dos educandos que irão expressar essas adversidades na sua trajetória acadêmica sob os mais diferentes viesses. A escola por sua vez dispõe de profissionais com olhares que poderão estar auxiliando na atuação do assistente social tendo em vista a sua preparação para as questões sociais e pedagógicas buscando consolidar um elo positivo com as famílias facilitando desta forma a intervenção dos serviços da assistência social o que irá contribuir para o pleno exercício da cidadania e a implementação dos direitos sociais. Neste contexto O Estado apresenta significativa contribuição ao fortalecer e criar políticas públicas para uma distribuição de renda mais justa e uma maior responsabilidade no tocante às questões orçamentárias proporcionando às famílias em estado de vulnerabilidade social e exclusão condições de ascendência social como também às demais esferas envolvidas melhores condições de trabalho o que envolve recursos para a formação continuada dos profissionais, salários mais dignos, condições materiais como prédios adequados com acessibilidade, entre outros. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (21 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Familia - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Assistentes sociais | pt_BR |
dc.subject | Assistencia social | pt_BR |
dc.title | Educação, assistência social e a igualdade para todos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |