O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico
Resumo
Resumo : Este artigo propõe reflexões sobre como a Instituição de Ensino Superior aborda o tema pobreza no currículo do Curso de Pedagogia, enquanto espaço e elemento de formação pedagógica. A pedagogia é definida como a ciência da educação, ou seja, campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, nas diversas práticas educativas que se realizam na sociedade. Aprofunda questões ligadas à relação entre educação e sociedade e as implicações políticas ligadas à pobreza na implementação do currículo, numa perspectiva de contextualização, a partir da realidade atual. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível detectar nas instituições de ensino superior: Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Santa Catarina a invisibilidade da pobreza nos projetos políticos pedagógicos. Realizar o estudo de outros estudos nos remete a metapesquisa como alternativa metodológica. Neste estudo utilizou-se autores como Pereira, Limonta, Freitas e Scheibe. Incorporar a reflexão sobre a pobreza no currículo do Curso de Pedagogia possibilita identificar experiências e práticas, bem como incorporar saberes e vivências da pobreza na formação destes profissionais.