dc.contributor.author | Silva, Marta Betanes da | pt_BR |
dc.contributor.other | Grochoska, Marcia Andreia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T12:21:34Z | |
dc.date.available | 2021-08-04T12:21:34Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53749 | |
dc.description | Orientadora : Profª. Dra. Marcia Grochoska | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo tem como objetivo discutir se o currículo escolar promove possibilidades de inserção do debate e da reflexão sobre a pobreza na prática diária dos professores em sala de aula a partir da visão dos mesmos. As relações entre educação em geral e pobreza são relativamente bem conhecidas, entretanto esta pobreza não é discutida no interior da escola pública, quer seja na elaboração do projeto político pedagógico, quer seja na organização da proposta pedagógica curricular e na elaboração do plano de trabalho docente. Para realizar esta reflexão foram ouvidos 35 professores que através de um questionário refletiram sobre o que é a pobreza, se os currículos reconhecem que a pobreza existe, se é possível incorporar em suas disciplinas uma reflexão sobre a pobreza e como os conteúdos curriculares das disciplinas tratam da pobreza. Os dados demonstram que embora os professores conceituem com precisão a pobreza, reconhecem que ela não está configurada nos currículos. Faltam-lhes elementos teóricos e práticos para aproximá la dos conteúdos previstos nas suas propostas pedagógicas curriculares. A pobreza é uma face oculta do currículo e ele não se efetivará enquanto não se avançar na construção de currículos que traduzam as diferenças sociais e econômicas dos sujeitos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (24 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A face oculta da pobreza no currículo escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |